FECHAR
FECHAR
21 de novembro de 2012
Voltar

Sustentabilidade

IBAMA concede licença ambiental à Vale

A licença permite o início das obras de expansão da estrada de ferro, que escoa a produção da principal mina da empresa
Fonte: O Globo

Na segunda-feira, a Vale informou em nota que o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) acaba de conceder licença de instalação para expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga suas operações de mineração no Estado do Pará ao Maranhão, no terminal marítimo de Ponta da Madeira. Com a licença, a mineradora garante o aumento da capacidade da estrada de ferro que escoa a produção do seu principal projeto no Brasil, o Serra Sul, que corresponde a um investimento de 19,5 bilhões de dólares.

O projeto tem previsão para 2017, e corresponde à construção de 786km de extensão da ferrovia, e a duplicação de 560km.  Segundo a Vale, foi emitida a autorização de supressão da vegetação pelo IBAMA, juntamente com a licença de instalação.

Com investimentos de 8,1 bilhões de dólares na mina e na instalação de processamento da commodity, a produção de minério de ferro em Serra Sul deve iniciar no segundo semestre de 2016. O projeto prevê outros 11,4 bilhões de dólares na ampliação da infraestrutura de logística, ferrovia e terminal marítimo.

 

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral