FECHAR
FECHAR
12 de dezembro de 2018
Voltar

Artigo / Como inspecionar equipamentos industriais

Como os boroscópios economizam horas de inspeção, é possível realizar inspeções com mais frequência, o que resulta na detecção precoce de problemas e melhores decisões de manutenção. Suas aplicações podem ser muito úteis para inspecionar equipamentos industriais, como:

1. Trocadores de calor: Confira a integridade do revestimento anticorrosão em tubulações de permutadores de calor, tanto durante a produção quanto no uso do permutador.

2. Tubulações e tambores de pressão: Instalações petroquímicas têm inúmeras tubulações de pressão que operam em alta temperatura e condições de alta pressão. Inspecione essas tubulações para detectar corrosão interna ou um bloqueio que pode levar a consequências graves, incluindo a explosão de uma tubulação.

3. Tubulação principal de superaquecedores: O vapor superaquecido pode fazer com que o material dentro dos tubos de vapor e das tubulações principais do superaquecedor degrade ou rache. Por sua vez, isso pode fazer com que objetos estranhos se acumulem, causando obstruções e colocando em risco a operação segura da caldeira em longo prazo. Inspecione essas condições antes que atinjam um ponto crítico.

4. Tubulação principal de dessuperaquecedores: Um dessuperaquecedor normalmente fica localizado perto do superaquecedor para manter a temperatura do vapor dentro dos limites aceitáveis e reduzir riscos em longo prazo para a caldeira. Por isso, está sujeito às mesmas obstruções, rachaduras e condições de degradação que o superaquecedor. Monitore e detecte essas condições para evitar possíveis problemas futuros.

5. Tubulação principal do economizador: No processo de absorver o calor dos gases de combustão em alta temperatura e reduzir a fumaça causada pela temperatura de escape, o economizador está sujeito a bloqueios e obstruções causadas por objetos estranhos e corrosão. Identifique essas condições antes que o acúmulo afete o desempenho.

6. Tubulação inferior de paredes d’água: Peças de metal podem cair no tambor de vapor, e lama pode se acumular e obstruir o interior da tubulação inferior da parede d’água. Um boroscópio com uma fonte de luz forte e uma ponta de prova que possa manter a forma mesmo em altas temperaturas pode encontrar obstruções e acúmulos na área da tubulação principal.

7. Tubulação principal do reaquecedor: Assim como outras tubulações principais da caldeira, a tubulação principal do reaquecedor está sujeita a corrosão e obstrução. Fique atento para detectar objetos estranhos ou obstrução na tubulação principal.