FECHAR
FECHAR
29 de abril de 2010
Voltar
Mercado

Locadoras conquistam seu espaço

As rental ampliam sua participação no mercado de equipamentos e despertam a atenção dos fabricantes com lançamentos e negócios voltados especialmente para esse perfil de consumidor

Em uma economia cada vez mais competitiva, onde a eficiência operacional é fundamental para a lucratividade da empresa, a locação de equipamentos se consolida como uma solução economicamente atrativa para as construtoras. Afinal, em obras que demandam menos tempo de mobilização das máquinas, o aluguel mostra-se uma boa alternativa para quem quer reduzir o volume de capital aplicado em ativo fixo. Além disso, ao optar por esse caminho, a empresa diminui custos indiretos, como a despesa com a manutenção dos equipamentos e seus períodos de ociosidade.

Tais argumentos, bastante difundidos no mercado, ajudam a explica o avanço do setor de locação, apesar da forte cultura das construtoras brasileiras de operar com equipamentos próprios. Nos últimos nove anos, essas empresas ampliaram sua participação no mercado de máquinas para construção de 10% para 20%. Isso significa que dois em cada dez equipamentos mobilizados nos canteiros de obras são alugados.

Para Eurimilson Daniel, diretor da Escad Rental, essa expansão também se deve à estabilização econômica e à democratização do crédito, fatores que viabilizaram investimentos nessa área. Ele ressalta ainda o profissionalismo das locadoras, que diversificaram suas frotas para atender às mais variadas demandas dos clientes. “Além de oferecer máquinas muito específicas, desde as pequenas até as de grande porte, elas investiram no atendimento ao cliente, no suporte à manutenção e no desenvolvimento de modelos de contrato adequados às necessidades do mercado.”

Atenção dos fabricantes

Quem visitou a M&T Expo 2009 constatou essa evolução, não apenas pela forte presença de empresários do setor nos corredores e estandes da feira, mas também pelo volume de lançamentos realizados com o foco nesse tipo de usuário de equipamentos. Além dos fabricantes de máquinas de movimentação de cargas e pessoas (guindastes, plataformas elevatórias e manipuladores telescópicos), segmento que opera exclusivamente por meio de locação, outros grandes expositores destacaram produtos voltados para o mercado das rental, como minicarregadeiras, escavadeiras de menor porte e demais equipamentos compactos.

Para seduzir um público tão sensível às condições de financiamento, muitos dos grandes fabricantes enfatizaram as facilidades proporcionadas por linhas de crédito especiais, como o Finame. Empresas pertencentes a grupos que também controlam instituições financeiras, como a Caterpillar, Volvo, Case e New Holland, ressaltaram as vantagens que seus bancos podem oferecer aos clientes em termos de menores taxas de juro. “As locadoras podem representar até 15% das nossas vendas este ano”, pondera Yoshio Kawakami, presidente da Volvo.