FECHAR
FECHAR
28 de setembro de 2010
Voltar
Test-drive / Genuinamente 4x4

Carpinteiro, por sua vez, destaca outras funcionalidades da retro 3C, como o bloqueio de torque em operações pré-dimensionadas. Segundo ele, essa ação proporciona economia de até 25% no consumo de combustível, além de oferecer ciclos de trabalhos padronizados, que resultam em maior produtividade no final do expediente. “Essa máquina conta com recursos avançados e que facilitam a vida dos operadores. Dessa forma, eles podem começar a operar o equipamento após um curso básico de 40 horas.”

Miranda Júnior, por sua vez, ressalta que tais recursos encarecem o custo de manutenção dos equipamentos. “Eles exigem maior especialização dos mecânicos, que passam, cada vez mais, a ser dependentes de conhecimento de eletrônica para lidar com equipamentos de terraplenagem.”

Mesmo assim, ele reconhece que essa evolução tecnológica resulta em maior produtividade e rentabilidade à operação. Por esse motivo, a locadora padroniza a idade média de sua frota de retros em cerca de três a quatro anos. “Mas temos duas máquinas da versão antiga, também da marca JCB, que vão completar 10 anos de operação, o que demonstra o quanto elas são robustas.” A integridade dos equipamentos é garantida por meio de uma rigorosa programação de manutenção preventiva, a cada 200 horas, realizada no próprio canteiro de obras ou na oficina central da empresa, em Cotia (SP).