FECHAR
29 de abril de 2010
Voltar
M&T EXPO 2009

Feira bate todos os recordes

Feira marca a retomada do setor. Com recorde de expositores, de público e de vendas, a M&T Expo 2009 confirma o Brasil e América Latina como importantes mercados para a retomada da economia mundial

Em meio à crise econômica que assola os mercados mundiais, um clima de otimismo marcou a M&T Expo 2009 (7ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 5ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração), que se realizou em São Paulo, entre os dias 2 e 6 de junho. Para atender à demanda dos usuários de equipamentos por soluções que proporcionem ganhos de produtividade e de custos em suas operações, os fabricantes compareceram à feira com lançamentos, muitos deles em âmbito mundial, transformando o evento num grande show de tecnologia. “Nunca antes os profissionais do setor latinoamericanos puderam apreciar tamanha diversidade de marcas e modelos numa feira sem precisar sair da região”, enfatizou Afonso Mamede, presidente da Sobratema, que organizou a exposição em parceria com a Alcântara Machado.

Com os investimentos em obras de infraestrutura que estão sendo realizados na América Latina, especialmente no Brasil, a M&T Expo 2009 atraiu não apenas os fabricantes instalados no país, mas também expositores de outras regiões do planeta, como a China, Coréia do Sul, Espanha, Itália, Estados Unidos, Alemanha e outros. Das 436 empresas com estande na feira, 205 não têm operações no Brasil e compareceram ao evento em busca de representantes e de oportunidades de negócios no país. Em comparação com a edição anterior, de 2006, o crescimento no número de expositores foi de 42,5%, confirmando a M&T Expo como principal feira do setor na América Latina. 

Dos 85.000 m² do Centro de Exposições Imigrantes, onde se realizou o evento, 52.120 m² foram tomados por área de exibição, o que transformou a M&T Expo na maior feira indoor do Brasil. “Chegamos ao limite físico, pois não dispomos em São Paulo de um espaço maior para a realização de uma amostra de equipamentos de grande porte como esta”, afirmou Hugo José Ribas Branco, diretor executivo da feira.
Divulgação internacional

Os recordes da feira, entretanto, não se resumem apenas ao número de expositores e à área ocupada. Diante de tamanha diversidade de marcas e modelos, a M&T Expo 2009 registrou a presença de 41.372 profissionais oriundos de todas as regiões do Brasil e dos demais países latinoamericanos, com um crescimento de 21% em relação aos visitantes da edição anterior da feira.

O sucesso do evento já podia ser observado na solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades, empresários, executivos, profissionais do setor, líderes empresariais e representantes de mais de 80 associações da construção, mineração e da indústria de equipamentos do Brasil e do exterior. “Nossa cidade só tem a ganhar ao receber um evento dessa natureza, onde inclusive podemos encontrar soluções e tecnologias para nossos projetos de recuperação viária e demais obras urbanas”, disse Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, durante a solenidade. Entre as autoridades, também marcou presença o general Ítalo Fortes Avena, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro.