P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
MINERAÇÃO
Voltar

MINERAÇÃO

Exposibram exibe portfólio renovado da indústria

A Exposibram 2019 reuniu 415 mineradoras e fornecedores de produtos e serviços, que apresentaram o estado da arte em tecnologias para mineração a um público de 45 mil visitantes

Assessoria de Imprensa

08/10/2019 11h00 | Atualizada em 08/10/2019 13h58

Principal vitrine de negócios e difusão de conhecimentos sobre o setor mineral, a edição 2019 da Exposibram (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração) contou com mais de 13 mil m² de estandes das principais mineradoras e fornecedores de produtos e serviços com atuação global. Ao todo, 415 expositores – sendo 308 do Brasil e 107 do exterior – apresentaram as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento recebeu 45 mil visitantes de 28 países nesta edição.

Na abertura, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Wilson Nélio Brumer, discorreu sobre o atual momento do setor, após os acidentes com barragens ocorridos nos últimos anos. Segundo ele, uma das respostas do setor é a ‘Carta Compromisso do Ibram Perante a Sociedade’, lançada durante o evento. “Temos de analisar como será a mineração do futuro e o futuro da mineraçã

...

Principal vitrine de negócios e difusão de conhecimentos sobre o setor mineral, a edição 2019 da Exposibram (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração) contou com mais de 13 mil m² de estandes das principais mineradoras e fornecedores de produtos e serviços com atuação global. Ao todo, 415 expositores – sendo 308 do Brasil e 107 do exterior – apresentaram as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento recebeu 45 mil visitantes de 28 países nesta edição.

Na abertura, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Wilson Nélio Brumer, discorreu sobre o atual momento do setor, após os acidentes com barragens ocorridos nos últimos anos. Segundo ele, uma das respostas do setor é a ‘Carta Compromisso do Ibram Perante a Sociedade’, lançada durante o evento. “Temos de analisar como será a mineração do futuro e o futuro da mineração, com um novo patamar de regulação operacional e de segurança, mais proximidade com as comunidades e um [novo] modelo de comunicação, para fazer com que a sociedade entenda a importância da atividade”, disse ele.

Como ocorre em todas as edições, as fabricantes mais uma vez marcaram presença no evento com soluções inovadoras, que podem ajudar o setor a atingir esse novo patamar de segurança e produtividade nas atividades. Confira a seguir alguns destaques.

ATLAS COPCO

A divisão Specialty Rental mostrou suas principais soluções especializadas voltadas para locação em diversos segmentos industriais, como grupos geradores. “Nossos geradores de energia são uma alternativa para alimentação local de equipamentos de mineração que, em muitas aplicações, dependem de fontes remotas”, destacou Vanderson Lopes, gerente de negócios da Atlas Copco, divulgando ainda geradores de nitrogênio e compressores elétricos. “Cuidamos de tudo, do projeto inicial ao retorno dos equipamentos para nossas unidades, com atendimento 24/7”, completou.

Integrando os sistemas de bombeamento da Itubombas, a empresa também disponibilizou um time de engenheiros e da equipe comercial para ouvir as necessidades dos clientes e apresentar soluções que possam agregar valor e qualidade aos resultados. “Já possuímos uma forte atuação na mineração, mas podemos oferecer ainda soluções mais seguras, econômicas e produtivas”, afirmou o gerente.

JOHN DEERE

Representada pelos distribuidores Inova Máquinas e Deltamaq, a fabricante exibiu suas mais recentes soluções para o segmento de mineração, incluindo o trator de esteira 1050K e a escavadeira Hitachi ZX350 LC-5 para escavação em massa. Equipado com motor eletrônico PowerTech de 350 cv Stage IIIA, o trator 1050K traz transmissão hidrostática de trajetória dupla, permitindo que um operador carregue uma carga completa por meio de giros sem perder material. “Esta é uma máquina diferente de qualquer trator que nossos clientes já viram, principalmente no que se refere a tamanho e eficiência”, afirmou Roberto Marques, diretor de vendas da divisão de construção da John Deere Brasil.

Já a escavadeira Hitachi Zaxis 350LC-5 promete elevada força de escavação, além de maior torque de giro. O modelo é equipado com motor Isuzu e sistema hidráulico HIOS III, que equilibra o desempenho do motor com a vazão hidráulica. “Com isso, permite maior recirculação de lança e maior velocidade da lança e do braço, que pode cavar mais rápido e mover mais terra em um dia de trabalho”, destacou comunicado.

MANITOU

Em parceria com o distribuidor DCML, a empresa apresentou sua linha de manipuladores telescópicos de alta capacidade para mineração, que inclui os modelos MT-X 732, MT-X 1030, MHT-X 790, MHT-X 10180 e MHT-X 10230. Fabricados na França e na Itália, os equipamentos da linha MT-X Mining prometem facilitar os trabalhos em todos os tipos de aplicações dentro da mina. Já a linha MHT-X Mining é fabricada apenas na Itália, composta por equipamentos específicos para a exploração mineira. “Com esses equipamentos, a segurança e o ganho de produtividade estão garantidos”, afirmou Marcelo Bracco, diretor da Manitou para o Brasil e América Latina. Equipados com motor Perkins, os modelos MT-X 732 e MT-X 732 possuem capacidades de carga de 3.200 kg e 3.000 kg, com altura máxima de 6,9 m e 9,6 m, respectivamente. Já os modelos da linha MHT-X Mining possuem motores John Deere (790) e Mercedes (10180 e 10230), oferecendo capacidades de 9.000 kg (790), 18.000 kg (10180) e 23.000 kg (10230), com alturas de 6,8 m, 9,6 m e 9,6 m, respectivamente.

METSO

Comemorando seu primeiro centenário no Brasil, a fabricante promoveu o lançamento de três novas linhas de soluções para os segmentos de mineração, agregados e fertilizantes. Um dos lançamentos foi o novo filtro prensa VPX, voltado para a gestão de rejeitos e que promete viabilizar a máxima recuperação de água, reduzindo a níveis mínimos a umidade final das tortas de rejeito filtradas, o que possibilita o empilhamento a seco do rejeito. Segundo a empresa, o novo filtro tem capacidade de até 36 m³ em volume e oferece maior velocidade no tempo de ciclo operacional. Também ganharam destaque os espessadores de placas inclinadas (IPS), adotados para se atingir altas taxas de decantação, e a linha de hidrociclones para classificação de finos úmidos da Série MHC. Os demais lançamentos incluíram a caçamba leve de aço Truck Body, revestida de borracha e projetada para caminhões fora-de-estrada, além de um novo modelo de parceria com o setor mineral que cria soluções sob medida, denominado Performance Solutions. “As iniciativas desta unidade são baseadas em estudos detalhados de engenharia e análise de dados”, descreveu a empresa.

SOTREQ

Ao lado de equipamentos, peças e serviços da Caterpillar, filtros da CJC e soluções de automação da Sitech e da Radix, a revendedora apresentou tecnologias específicas para o mercado de mineração como o MineStar, um sistema integrado de gestão de equipamentos móveis composto por várias soluções configuráveis. No evento, foram mostrados dois módulos da solução, que promete facilitar desde o rastreamento de material até o gerenciamento da frota em tempo real, incluindo sistemas de integridade das máquinas e sistemas de equipamentos autônomos. “O Detect é um sistema que identifica sinais de fadiga no operador de máquinas, evitando assim acidentes por meio de alertas em tempo real na cabine do operador e na sala de controle”, detalhou a empresa. “Já o Command é uma solução composta por sistemas de controle de equipamentos via controle remoto, tanto semiautônomos como autônomos.”

VOLVO

A fabricante mostrou o caminhão articulado A60H e a pá carregadeira de rodas L150H equipada com o sistema Co-Pilot de assistência ao operador, além da escavadeira de esteiras EC750DL e do caminhão vocacional FMX 540cv 6x4. “A Volvo tem uma variada gama de equipamentos voltados para o setor mineral”, declarou Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. Última geração de articulados da marca, o modelo A60H apresenta capacidade de 55 t/m, o que representa um aumento de 41% se comparado ao modelo anterior (A40F). Por sua vez, a escavadeira EC950EL possui peso operacional de 92 t e caçamba de 5,6 m³, oferecendo uma força de escavação 23% maior que a antecessora EC750DL. A empresa também mostrou sua solução de monitoramento proativo de frotas, o ActiveCare Direct. “O ACD detecta uma série de situações, desde o uso excessivo da marcha lenta e erros operacionais, até o consumo exagerado de combustível e eventuais riscos de falhas”, detalhou a fabricante.

Empresa fornece tubulações para recuperação de Brumadinho

A Alvenius divulgou na Exposibram sua participação em um importante projeto desenvolvido para mitigar os impactos, conter os rejeitos e limpar e desassorear as áreas atingidas após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Para auxiliar na missão, a empresa forneceu tubos em aço carbono, conexões e peças especiais unidos pelos acoplamentos K10. “O rejeito é coletado por meio de um sistema de captação e bombeado para a estação de tratamento de água, a partir de onde passa por um complexo sistema de filtragem para, só então, a água limpa retornar ao Rio Paraopeba”, descreveu a empresa.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E