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Ford inicia teste do Cargo Kolector com compactador de 24 m³

Considerado maior caminhão de lixo do Brasil, o modelo oferece uma capacidade 14% acima do maior disponível atualmente no mercado, com 21 m3

Assessoria de Imprensa

30/01/2019 08h49 | Atualizada em 30/01/2019 12h26

A Ford entregou para a Marquise Ambiental , marca que presta serviços de limpeza urbana, construção e gerenciamento de aterros sanitários, gestão de água e esgoto, um protótipo do novo Cargo Kolector 8x2 com coletor/compactador de 24 metros cúbicos.

O veículo começou a rodar em fase de testes no serviço de coleta urbana em Fortaleza, no Ceará, onde a empresa tem sua sede.

Segundo a Ford, já apelidado de supercaminhão, o considerado maior caminhão de lixo do Brasil oferece uma capacidade 14% acima do maior disponível atualmente no mercado, com 21 m3.

Ele tem como base o Ford Cargo 1723 8x2, com segundo eixo dianteiro direcional, suspensão pneumática e transmissão automatizada Torqshift, dotada de vários recursos para o aumento da produtividade.

Como todo modelo Ford Kolector, o veículo já vem preparado de fábrica com itens que facilitam a instalação do implemento e a operação, como: escapamento vertical, chassi reforçado, suspensão recalibrada, para-choque estreito, protetor do radiador, câmeras de freio tipo pistão, tomada de força traseira e bancos de vinil.

“Caminhões com compactador de 24 m3 já são usados na Europa e outros países, mas no B

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A Ford entregou para a Marquise Ambiental , marca que presta serviços de limpeza urbana, construção e gerenciamento de aterros sanitários, gestão de água e esgoto, um protótipo do novo Cargo Kolector 8x2 com coletor/compactador de 24 metros cúbicos.

O veículo começou a rodar em fase de testes no serviço de coleta urbana em Fortaleza, no Ceará, onde a empresa tem sua sede.

Segundo a Ford, já apelidado de supercaminhão, o considerado maior caminhão de lixo do Brasil oferece uma capacidade 14% acima do maior disponível atualmente no mercado, com 21 m3.

Ele tem como base o Ford Cargo 1723 8x2, com segundo eixo dianteiro direcional, suspensão pneumática e transmissão automatizada Torqshift, dotada de vários recursos para o aumento da produtividade.

Como todo modelo Ford Kolector, o veículo já vem preparado de fábrica com itens que facilitam a instalação do implemento e a operação, como: escapamento vertical, chassi reforçado, suspensão recalibrada, para-choque estreito, protetor do radiador, câmeras de freio tipo pistão, tomada de força traseira e bancos de vinil.

“Caminhões com compactador de 24 m3 já são usados na Europa e outros países, mas no Brasil é o primeiro”, diz Paulo Studart, diretor de Operações da Marquise Ambiental.

“É uma solução logística para o segmento de limpeza urbana que possibilita transportar a mesma carga com menos viagens ao aterro sanitário, o que significa menos custos diretos e indiretos, menor quilometragem e desgaste. E o benefício não é só para a frota, pois também reduz as emissões e o número de veículos rodando na rua.”

Experiência

Considerada a terceira maior empresa de meio ambiente e limpeza urbana do Brasil, a Marquise Ambiental está presente em cidades como Fortaleza e Caucaia (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), São Gonçalo (RJ), Manaus (AM), Osasco, Taubaté e São Sebastião (SP).

Além de coleta domiciliar e hospitalar, a empresa fornece serviços de varrição, coleta seletiva, ecopontos, aterros, tratamento de resíduos e possui a maior usina de biogás do Brasil. A empresa faz parte do grupo fundado há 45 anos que atua também na construção civil, construção pesada, comunicação, hotelaria e shopping centers.

A Marquise Ambiental dispõe de uma frota com cerca de 1.000 caminhões próprios e terceirizados, dos quais 60% são Ford, incluindo 300 compactadores de lixo próprios.

De acordo com Studart, a empresa trabalha há muitos anos com caminhões Ford, principalmente o Cargo Kolector 1723 para coleta de resíduo domiciliar e hospitalar, além de modelos com caçamba em aterros e caminhões-pipa.

“Nessa operação, os veículos trabalham numa taxa média de 16 a 20 horas por dia. É uma aplicação severa. Por isso, estamos sempre atentos às tendências de mercado para melhoria da produtividade”, afirma.

A Marquise Ambiental também conhece bem a transmissão automatizada Torqshift, pois participou como parceria de testes da Ford no desenvolvimento da linha.

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