FECHAR
FECHAR
08 de agosto de 2018
Voltar

Lançamentos

Komatsu lança equipamento para o segmento florestal

Indicada para o primeiro e segundo desbaste, a PC 130 Harvester sobre esteiras possui sistema específico para a área florestal, facilitando o gerenciamento de dados (entrada e saída) e de produção e o ajuste do cabeçote
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Komatsu Forest Brasil apresenta ao mercado nacional a compacta máquina PC 130 Harvester sobre esteiras, com cabeçote S82, própria para a colheita florestal.

Indicada para o primeiro e segundo desbastes, PC130 é econômica, conferindo baixo consumo de combustível, sendo equipada com motor Komatsu de quatro cilindros, turbo alimentado com aftercooler, injeção direta e 98HP de potência.

Segundo Edson Martini, diretor executivo da Komatsu Forest, entre os diferenciais de mercado da PC 130, destaca-se o tamanho compacto (14 t, sem o cabeçote) o que facilita o a movimentação na operação de desbaste.

“Seu cabeçote S82 é robusto, com apenas 829 kg e capacidade de corte de 580 mm de diâmetro, que opera sob o controle do MaxiXplorer. Com kit florestal completo, possui proteção do motor e da cabine (superior extra e suspensão com amortecedor), para-brisas em Lexan 19mm e banco ergométrico”, diz Martini.

A PC 130 vem dotada de sistema de informação, medição e controle: o EMMS –Equipament Management Monitoring System, que monitora o nível de óleo do motor, a temperatura do sistema de refrigeração, carga da bateria, obstrução do ar e a troca de óleo e filtros, entre outros.

O equipamento, explica o executivo, também dispõe do Komtrax – Komatsu Tracking System – serviço de monitoramento gratuito da Komatsu que está completando 10 anos – que opera via satélite, fornecendo informações, tais como: localização por GPS, horas trabalhadas, consumo de combustível, gerenciamento de manutenção, alertas, acompanhamento de dados de operação, bloqueio e desbloqueio remoto da máquina.

“Especificamente para a área florestal, a Komatsu desenvolveu o MaxiFleet que possibilita a gestão completa da máquina ou de uma frota de equipamentos Komatsu. Esse sistema é dotado de diferentes níveis de controle e proporciona fácil acesso aos dados de produção, variáveis operacionais e de manutenção dos equipamentos”, informa o executivo.

Segundo Martini, a PC 130 é um projeto que foi desenvolvido e testado pela Komatsu no ano passado, que teve pré-lançamento em setembro de 2017, e apresentada ao mercado durante a Feira Florestal Expoforest, em abril de 2018. A partir de julho a Komatsu começou um programa de demonstrações iniciando com um “Dia do Campo”, na Florestal Itupiranga, em Rio Negrinho, em Santa Catarina.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral