FECHAR
FECHAR
20 de junho de 2018
Voltar

Empresas

DAF fecha parceria com empresa de tecnologia para produção de caminhões elétricos

Os modelos serão fabricados pela DAF e toda a instalação elétrica será concluída pelo VDL Groep, em total colaboração entre ambas as empresas no segmento de eletrificação de veículos comerciais
Fonte: Assessoria de Imprensa

A DAF Trucks NV faz parceria com a VDL para lançar uma primeira série de caminhões elétricos CF que entrarão em operação com seus principais clientes no decorrer deste ano.

Os veículos apresentam Tecnologia E-Power de última geração da VDL, de zero emissões e ruído ultrabaixo.

Os modelos serão fabricados pela DAF e toda a instalação elétrica será concluída pelo VDL Groep, em total colaboração entre ambas as empresas no segmento de eletrificação de veículos comerciais.

“A DAF foi uma das primeiras fabricantes a introduzir um caminhão de distribuição elétrica e híbrida na Europa, e continua a desenvolver conjuntos propulsores híbridos e elétricos”, afirma Preston Feight, presidente da DAF Trucks.

Para produzir o caminhão CF Elétrico, a DAF faz parceria com o VDL Groep, sediada em Eindhoven, na Holanda.

A VDL é uma empresa de tecnologia com experiência em eletrificação de veículos comerciais, principalmente de ônibus para transporte público.

“A VDL já entregou centenas de ônibus elétricos para operadoras de transporte púbico por toda a Europa”, diz Willem van der Leegte, presidente da VDL Groep.

“A parceria com a DAF nesse caminhão elétrico é um desenvolvimento interessante e representa uma oportunidade para duas empresas de tecnologia sediadas em Eindhoven”, complementa.

Emissões zero na distribuição urbana

O caminhão CF Elétrico é um 4x2 desenvolvido para aplicações em áreas urbanas com restrições de até 40 toneladas, nas quais os semirreboques de eixo simples ou duplo são o padrão.

O caminhão tem como base o CF da DAF – “Caminhão Internacional do Ano em 2018” – e utiliza a avançada Tecnologia E-Power da VDL para operação totalmente elétrica.

Segundo Feight, o motor elétrico de 210 kW, o que equivale a 285 cv de potência, obtém sua energia do conjunto de baterias de íon-lítio, com capacidade total de corrente de 170 kWh.

O CF Eletric tem autonomia de operação de, aproximadamente, 100 km, que é adequada para aplicações na distribuição de grandes volumes. As baterias poderão ser carregadas e m 30 minutos, ou poderá receber uma carga completa em uma hora e meia.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral