FECHAR
06 de March de 2018
Voltar

Artigos #

Economia brasileira cresce 1% em 2017

Números vieram um pouco abaixo do que esperavam analistas do mercado financeiro e o governo
Fonte: Folha de S.Paulo

A economia brasileira cresceu 1% no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na semana passada. Em 2017, o PIB – Produto Interno Bruto totalizou R$ 6,559 trilhões.

No último trimestre do ano, o PIB cresceu 0,1% em relação aos três meses anteriores, dando sinais de que a recuperação da economia ganhou força após a saída da recessão, no início de 2017.

Ante o quarto trimestre de 2016, quando o país ainda estava em recessão, a alta no último período do ano foi de 2,1%.

Os números vieram um pouco abaixo do que esperavam analistas do mercado financeiro e o governo.

A projeção central de economistas consultados pela agência Bloomberg era de um crescimento de 1,1% em 2017 e de 0,4% no quarto trimestre do ano.

Os números da economia mostram que o país deixou a recessão — iniciada no segundo trimestre de 2014, segundo o Comitê de Datação de Ciclos, da FGV— no primeiro trimestre do ano passado.

A recuperação começou pelo setor agropecuário e pelas exportações, que deram o primeiro empurrão à economia.

Segundo o IBGE, o setor agropecuário contribuiu com 70% do PIB em 2017, a melhor contribuição do setor na soma das riquezas produzidas pelo país desde 1996. O crescimento registrado no ano do agronegócio foi 13%, entretanto no quarto trimestre ficou estável em relação ao trimestre anterior.

 

 

 

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral