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VW Caminhões e Ônibus e CPFL fecham parceria para P&D em mobilidade elétrica

Objetivo é criar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba, SP, o que inclui a substituição da frota de veículos de serviços por seus equivalentes elétricos

Assessoria de Imprensa

04/08/2020 11h00

A VW Caminhões e Ônibus e a CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, acabam de fechar uma parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil.

Juntas, as empresas trabalharão em projeto de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O objetivo central é criar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba, SP, região onde a CPFL tem uma de suas sedes operacionais.

Lá, será desenvolvido um projeto piloto que objetiva contemplar a eletrificação de 100% da frota de veículos operacionais e desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.

“A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo Traton, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

“A iniciativa em Indaiatuba engloba uma série de projet

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A VW Caminhões e Ônibus e a CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, acabam de fechar uma parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil.

Juntas, as empresas trabalharão em projeto de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O objetivo central é criar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba, SP, região onde a CPFL tem uma de suas sedes operacionais.

Lá, será desenvolvido um projeto piloto que objetiva contemplar a eletrificação de 100% da frota de veículos operacionais e desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.

“A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo Traton, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

“A iniciativa em Indaiatuba engloba uma série de projetos estruturantes da área de inovação da CPFL no âmbito da mobilidade elétrica. Estamos trabalhando com visão de longo prazo, a fim de identificar tendências e caminhos para novos negócios em um cenário de mudanças do mercado”, comenta Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL.

Povia lembra que a empresa encerrou em 2018 o projeto “Emotive”, uma das mais completas avaliações dos impactos de mobilidade elétrica no Brasil. Ao longo de cinco anos, o estudo propôs um modelo de negócio para a infraestrutura de postos de recarga para o cliente, o que viabilizaria a expansão do número de eletropostos (EP) pelo país e estimularia o aumento de usuários de veículos elétricos (VE).

“Até 2024 a empresa tem planos de investir mais de R$ 96 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento fomentados pela Aneel e o projeto de Indaiatuba em parceria com a VW Caminhões e Ônibus faz parte desta iniciativa”, conclui Povia.

Além de fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável pelos serviços de engenharia, como coleta de dados, treinamento de motoristas, orientações de segurança, acompanhamento de rodagens, suporte no desenvolvimento dos implementos e estudos relacionados à operação dos caminhões.

O projeto também conta com a participação de empresas responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de sistemas que suportem a operação da CPFL, como Siemens, desenvolvimento e aplicação de carregadores para os veículos, assim como o sistema inteligente de recarga; Senai Cimatec, responsável pelo desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos, como cesto aéreo para manutenção da rede elétrica; e a Gesel/UFRJ, braço acadêmico do projeto, que irá realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos, experiência do usuário, entre outros.

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