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Volvo lança versão mais leve de caminhão-betoneira

Cerca de 900 kg mais leve, a nova versão VM Light Mixer permite transportar até 1 m³ a mais de concreto, assegura a fabricante

Assessoria de Imprensa

20/10/2020 11h00 | Atualizada em 20/10/2020 23h45

Segundo a empresa, a nova versão VM Light Mixer traz alterações em relação ao VM 8x4 tradicional que, somadas, possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 kg, ou 900 kg a menos.

O caminhão recebeu a nova betoneira HTM Lightweight da Liebherr, também projetada para redução de peso. Com Isso, a tara total do conjunto (caminhão + betoneira) foi reduzida em quase 2.500 kg, para 11.650 kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

“A fiscalização impedia que se transportasse a capacidade volumétrica total disponível que os caminhões-betoneira tinham, de modo que essa redução de peso sempre foi uma demanda desse mercado”, destaca Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da marca.

Segundo ele, o chassi da linha é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. Além disso, a fabricante optou por uma distância de entre-eixos de 4.550 mm, buscando melhor distribuição de peso na betoneira.

Com cabina c

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Segundo a empresa, a nova versão VM Light Mixer traz alterações em relação ao VM 8x4 tradicional que, somadas, possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 kg, ou 900 kg a menos.

O caminhão recebeu a nova betoneira HTM Lightweight da Liebherr, também projetada para redução de peso. Com Isso, a tara total do conjunto (caminhão + betoneira) foi reduzida em quase 2.500 kg, para 11.650 kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

“A fiscalização impedia que se transportasse a capacidade volumétrica total disponível que os caminhões-betoneira tinham, de modo que essa redução de peso sempre foi uma demanda desse mercado”, destaca Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da marca.

Segundo ele, o chassi da linha é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. Além disso, a fabricante optou por uma distância de entre-eixos de 4.550 mm, buscando melhor distribuição de peso na betoneira.

Com cabina curta, o caminhão vem equipado com tanques de combustível de 200 litros e de Arla 32 de 50 litros, que – segundo a empresa – permitem rodar o dia todo sem reabastecimento. Outras características do equipamento incluem propulsor de 270 cv, transmissão manual de 9 marchas, pneus 275/80 R22,5, suspensões traseiras com molas parabólicas e 4º eixo direcional dianteiro, que opcionalmente pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.

Também como opcional, o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio e banco de passageiros para duas pessoas, assim como o motor, que pode receber escape vertical. Externamente, o modelo traz para-choque em aço, mais leve, além de conjunto ótico com luzes diurnas em LED.

“O novo Volvo VM Light Mixer reúne diversas especificações que, seguramente, o tornam a melhor opção para as atuais exigências desse tipo de aplicação”, ressalta Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo Trucks. A cobertura completa do lançamento está na edição de novembro da Revista M&T.

Resultados – O Grupo Volvo divulgou no dia 16 de outubro os resultados globais no terceiro trimestre de 2020, que apontam vendas líquidas de 76,9 bilhões de coroas suecas (aproximadamente 7,4 bilhões de euros). Ajustadas aos movimentos cambiais, as vendas diminuíram 16% em relação ao ano anterior.

“No final do trimestre, a atividade de transporte voltou ao mesmo nível que há um ano na maioria dos mercados. Contudo, a fraca entrada de encomendas no trimestre anterior [por conta da pandemia] afetou as vendas líquidas no terceiro trimestre”, disse Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo. “Apesar do declínio nas vendas, conseguimos uma margem operacional ajustada de 9,4%, graças a reduções significativas de custos", informou.

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