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Vale produzirá o aditivo Arla 32

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04/05/2011 11h18 | Atualizada em 04/05/2011 14h32

Atenta às necessidades do mercado de veículos comerciais a partir do próximo ano, a Vale Fertilizantes informa que produzirá o Arla 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) na planta de Araucária (PR). Com o novo negócio, a empresa será a maior produtora nacional do aditivo, segundo ela própria.

A logística da produção do fluído será bastante simples, uma vez que o Complexo Industrial de Araucária já produz a amônia e a uréia, matérias-primas básicas para a fabricação do Arla.

“A Vale Fertilizantes não vai vender o produto aos usuários finais, ou seja, aos caminhoneiros. O produto será comercializado a granel para empresas especializadas na embalagem e distribuição. O Arla 32 é armazenado em um pequeno tanque no veículo e é injetado no tubo de escape. Esse líquido mistura-se aos gases da combustão e, depois de passar por um sistema de catalisadores, converte os poluentes em gases inertes”, explica Luiz Antônio Veiga Mesquita, diretor comercial e de marketing.

O fluído é constituído de ureia técnica de altíssima pureza, diluída a 32% em água desmineralizada com um rígido controle de qualidade, e será usado para diminuir em 60% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) veicular. “Além dos ga

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Atenta às necessidades do mercado de veículos comerciais a partir do próximo ano, a Vale Fertilizantes informa que produzirá o Arla 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) na planta de Araucária (PR). Com o novo negócio, a empresa será a maior produtora nacional do aditivo, segundo ela própria.

A logística da produção do fluído será bastante simples, uma vez que o Complexo Industrial de Araucária já produz a amônia e a uréia, matérias-primas básicas para a fabricação do Arla.

“A Vale Fertilizantes não vai vender o produto aos usuários finais, ou seja, aos caminhoneiros. O produto será comercializado a granel para empresas especializadas na embalagem e distribuição. O Arla 32 é armazenado em um pequeno tanque no veículo e é injetado no tubo de escape. Esse líquido mistura-se aos gases da combustão e, depois de passar por um sistema de catalisadores, converte os poluentes em gases inertes”, explica Luiz Antônio Veiga Mesquita, diretor comercial e de marketing.

O fluído é constituído de ureia técnica de altíssima pureza, diluída a 32% em água desmineralizada com um rígido controle de qualidade, e será usado para diminuir em 60% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) veicular. “Além dos ganhos ambientais, devemos ressaltar que o Arla 32 também reduz o consumo de diesel”, afirma Mesquita.

A companhia confirma que distribuirá o Arla 32 aos distribuidores somente a partir de janeiro de 2012, quando os novos veículos a diesel deverão atender a Resolução Conama 403, que define os limites de emissões de poluentes dos veículos movidos ao combustível.

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