FECHAR
FECHAR
29 de outubro de 2019
Voltar

EMPRESAS

Trator da Ford é destaque nos desfiles da Oktoberfest de Blumenau

O veículo era uma herança de família e foi vendido após ficar 20 anos sem uso
Fonte: Assessoria de Imprensa

Pouca gente sabe, mas a Ford também já produziu tratores. E um modelo de 1954 chamou a atenção na Oktoberfest de Blumenau (SC), que terminou no dia 27 de outubro.

O veículo era uma herança de família e foi vendido após ficar 20 anos sem uso. Com 7 metros de comprimento, 3 metros de largura e 2,8 metros de altura, o trator distribuiu chope gelado e mais de 300 minilinguiças por desfile no evento.

O trator puxa o carro que, desde 2006, é uma das atrações mais inovadoras e divertidas da festa de Blumenau.

O nome do carro deriva da antiga denominação da rua que sedia os desfiles: Wurstwagen, ou Rua da Linguiça, atualmente Rua XV de Novembro. Participam do desfile aproximadamente 60 adultos e 20 crianças usando roupas típicas alemãs.

História

A Ford foi uma das pioneiras na fabricação de tratores movidos a gasolina. Seu primeiro modelo, o Model F, surgiu em 1917, época em que a empresa ainda se chamava Fordson.

A marca aproveitou boa parte dos conceitos de produção em massa aplicados nos automóveis em sua linha de montagem de tratores.

No Brasil, a montagem destes veículos começou em 1921, na fábrica do Bom Retiro, em São Paulo.

A linha de montagem, que era uma réplica da sede da empresa em Detroit, tinha capacidade para produzir 360 unidades por ano. Em 1960, a Ford foi mais uma vez pioneira ao produzir o primeiro trator brasileiro, o modelo 8BR diesel.