FECHAR
FECHAR
09 de janeiro de 2019
Voltar

Empresas

thyssenkrupp fornece nova bateria de fornos de coque para a ArcelorMittal no Brasil

Nova bateria contribuirá para a melhoria do desempenho ambiental e da eficiência da planta de Tubarão
Fonte: Assessoria de Imprensa

A thyssenkrupp, por meio de sua área de negócios Industrial Solutions, assinou recentemente um contrato com a ArcelorMittal para fornecer uma nova bateria de coque para a usina siderúrgica de Tubarão, ES.

A nova bateria substituirá a já existente, garantindo assim a produção de 600 mil toneladas de coque por ano.

O forno de coque é um equipamento usado para a produção de coque, que é derivado do carvão.

“Este pedido é mais um importante marco na nossa estreita e duradoura parceria com a ArcelorMittal. Temos trabalhado juntos em vários projetos por mais de 15 anos e estamos felizes em contribuir novamente com nossa experiência adquirida na construção de centenas de plantas de coque em todo o mundo. Assim como a ArcelorMIttal, damos especial importância à proteção ambiental. Para reduzir ao mínimo as emissões de fornos de coque, vamos integrar as mais recentes tecnologias ambientais no novo sistema”, afrima Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul.

A thyssenkrupp fornecerá serviços de EPC (Engineering, Procurement and Construction) para toda a bateria de coque, composta por 49 fornos.

Ela substituirá uma das três baterias originais da coqueria que também foram projetadas pela empresa no início dos anos 80. A construção está prevista para começar em meados de 2019. Durante o pico das obras, mais de 700 postos de trabalho serão criados.

“Nos últimos dois anos, usamos nossa base sólida nas indústrias de mineração e cimento para expandir nossa presença em novos segmentos na América do Sul. Além da indústria do aço, incluem-se as indústrias química e de fertilizantes, bem como o setor de energia. Nossa estratégia é combinar conhecimento global com velocidade e experiência local”, acrescenta Alvarenga.

A nova bateria ajudará a reduzir o impacto ambiental da fábrica e, ao mesmo tempo, será compatível operacionalmente com as baterias existentes. A última geração do sistema de regulação de pressão EnviBAT e um avançado sistema de aquecimento vão garantir uma alta qualidade de coque e reduzir significativamente as emissões. O projeto faz parte do novo plano de investimentos ambientais da ArcelorMittal no Brasil.

Segundo o executivo, com tecnologia de ponta e experiência comprovada por meio da construção de mais de 100 mil fornos de coque e instalações de tratamento de gás associadas em todo o mundo, a thyssenkrupp atua nesse segmento há mais de 130 anos.