FECHAR
FECHAR
23 de janeiro de 2019
Voltar

EMPRESAS

Termomecanica reutiliza 85% dos resíduos gerados

Em um futuro próximo, a empresa pretende reaproveitar 100% dos resíduos e alcançar o status aterro zero, o que terá impacto positivo também para comunidade e clientes
Fonte: Assessoria de Imprensa

Comprometida com a preservação do meio ambiente e com a prevenção da poluição, a Termomecanica tem trabalhado fortemente para controlar a geração de resíduos em seus processos.

Como fruto desse esforço, a companhia, atuante no setor de transformação de Cobre e outros metais não ferrosos, reduziu 29,99% do volume total de resíduos gerados, além de reciclar, reutilizar ou reprocessar 85% dos resíduos produzidos dentro das duas unidades fabris em São Bernardo do Campo, segundo o Relatório de Sustentabilidade 2017.

De acordo com Bruno Daniel Bulha Barroso, coordenador de segurança do trabalho e meio ambiente, a TM pretende reaproveitar 100% dos resíduos, por isso a equipe de meio ambiente tem estudado cada material residual das operações e produção para encontrar um destino viável para eles.

Com isso, papéis, plásticos, metais, entulhos, madeiras, óleos lubrificantes, pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e materiais contaminados são reaproveitados ou descartados, de acordo com suas características, por empresas parceiras.

Alguns deles, por exemplo, são reciclados e outros destinados ao coprocessamento em fornos de cimento.

O engajamento dos empregados tem papel decisivo no controle sobre resíduos gerados e em seu reaproveitamento. Neste contexto, dois programas – "Descarte Consciente" e "Coleta Seletiva" – promovem, respectivamente, ações de conscientização sobre o reaproveitamento e redução de resíduos; e sobre como separar e dar o melhor destino ao que é descartado.

"Entendemos que o ensino de práticas sustentáveis pode beneficiar não só a empresa, mas toda a sociedade. E isso está enraizado entre todos da Termomecanica. Realizamos sistematicamente treinamentos, campanhas e programas para a identificação de novas ideias, possibilidades e melhorias na substituição de insumos, reaproveitamento de materiais, coleta seletiva e reciclagem, para reduzir a geração de resíduos e os de desperdícios no consumo de energia elétrica e de água", explica Barroso.

Para a separação e a destinação correta dos resíduos descartados, em todos os setores de todas as fábricas, a Termomecanica conta com o apoio de empresas qualificadas e periodicamente auditadas, para executar o tratamento adequado.