FECHAR
FECHAR
29 de agosto de 2018
Voltar

Agronegócio

Tecnologia impulsiona relacionamento entre empresas e produtores rurais

A Transformação Digital chegou ao campo para agilizar processos e agregar diferencial competitivo com mobilidade e soluções inovadoras
Fonte: Assessoria de Imprensa

Muito se fala sobre a Transformação Digital no mundo empresarial, seja na indústria, comércio ou serviços. Porém, o tema ainda é algo novo e confuso para a maioria dos produtores e empresários rurais.

No entanto, a tecnologia no agronegócio já começa a mudar os resultados das safras, aumentando a produtividade e reduzindo perdas no campo.

Seguindo o mesmo propósito de inovação, a adoção da mobilidade também deve ser considerada como um fator primordial para o crescimento estruturado, uma vez que o uso de dispositivos móveis integrados a uma plataforma tecnológica promove uma gestão mais inteligente e eficiente das operações.

Ferramentas de assinatura eletrônica, por exemplo, permitem a autenticação de documentos baixados anteriormente, mesmo que o usuário no momento da assinatura esteja desconectado.

Essas soluções asseguram a possibilidade de armazenamento e acesso a uma interface criada previamente, fazendo com que todo o processo seja feito off-line. Uma vez on-line, a conclusão da assinatura é feita automaticamente.

“A modernização do agronegócio, onde cada vez mais a informatização e comunicação ganham relevância no futuro do setor, traz diversos benefícios aos negócios, além de um diferencial competitivo. As fazendas estão conectadas, a gestão acontece em tempo real e as tomadas de decisão são baseadas em indicadores do negócio”, afirma Gustavo Brant, vice-presidente de vendas da DocuSign na América Latina.

A disparidade das operações e a distância entre os clientes geralmente torna algumas negociações cansativas e, consequentemente, menos proveitosas, tanto para os funcionários quanto para a clientela.

“Com a assinatura eletrônica, um vendedor é capaz de enviar um contrato para um cliente, coletar sua assinatura e fechar uma venda registrada no interior do Paraná mesmo estando dentro do metrô em São Paulo, por exemplo”, comenta Brant.

Grandes empresas já se beneficiam dessa tecnologia. A DuPont, empresa química que atua no agronegócio com produtos químicos, fibras, polímeros e produtos agrícolas, afirma Brant, economizou mais de 500 horas e 50 mil dólares, em menos de 10 meses, desde a implantação da solução de assinatura eletrônica da DocuSign.

Com o processo, as equipes podem se dirigir até as propriedades para fazer o cadastramento dos produtores para a safra, tudo em formato eletrônico, com assinatura eletrônica feita através de uma ferramenta no celular, o que leva menos de 30 minutos. O documento é automaticamente sincronizado com a empresa, o que possibilita a atualização instantânea do registro e liberando on-line para as operações que se sucedem.