P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
TENDÊNCIAS
Voltar

TENDÊNCIAS

Startup revoluciona a relação entre universidades e empresas promovendo inovações no mercado

Criador do ArqXP, Gustavo Curcio idealiza iniciativa para conectar estudantes e empresas com dinamismo e praticidade

Assessoria de Imprensa

09/07/2019 11h00

Ao saírem dos bancos das Universidades, estudantes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial muitas vezes saem perdidos quanto às possibilidades de ingresso na carreira e a empregabilidade.

Esse panorama é reforçado pela pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos para o Santander em 2018: entre os estudantes brasileiros ouvidos no estudo realizado em 19 países, a maior preocupação da comunidade universitária brasileira está relacionada ao ingresso no mercado de trabalho. Nesse contexto, 54% dos ouvidos apontam que o processo de inserção precisa ser melhorado.

Ciente desse panorama, o PhD em Arquitetura e Design Gustavo Curcio trouxe uma experiência e visão de mercado para lançar o ArqXP.

A startup nasce com o objetivo de revolucionar a relação entre universidades, futuros profissionais, profissionais e empresas.

“Nossa missão é promover o encontro entre empresários, coordenadores de grupos de pesquisas e alunos, para que os professores e alunos comecem a falar a linguagem da indústria e os empresários entendam a linguag

...

Ao saírem dos bancos das Universidades, estudantes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial muitas vezes saem perdidos quanto às possibilidades de ingresso na carreira e a empregabilidade.

Esse panorama é reforçado pela pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos para o Santander em 2018: entre os estudantes brasileiros ouvidos no estudo realizado em 19 países, a maior preocupação da comunidade universitária brasileira está relacionada ao ingresso no mercado de trabalho. Nesse contexto, 54% dos ouvidos apontam que o processo de inserção precisa ser melhorado.

Ciente desse panorama, o PhD em Arquitetura e Design Gustavo Curcio trouxe uma experiência e visão de mercado para lançar o ArqXP.

A startup nasce com o objetivo de revolucionar a relação entre universidades, futuros profissionais, profissionais e empresas.

“Nossa missão é promover o encontro entre empresários, coordenadores de grupos de pesquisas e alunos, para que os professores e alunos comecem a falar a linguagem da indústria e os empresários entendam a linguagem da universidade”, afirma.

O processo proposto pelo ArqXP funciona por meio da promoção do contato direto entre os alunos dessas áreas com as iniciativas mais brilhantes de inovação do mercado das empresas.

Por meio de debates, palestras, cursos, além de visitas técnicas em fábricas e obras, o ArqXP chama a atenção para as marcas e fomenta o interesse dos futuros funcionários.

“Cria-se uma ligação direta: o resultado é um ecossistema digital e presencial que faz das marcas top of mind na mente dos alunos antes mesmo ingressarem no mercado de trabalho”, conta o realizador do projeto.

Os números das profissões relacionadas ao universo da engenharia e arquitetura mostram a urgência de se criar iniciativas mais eficientes.

Em 2020, segundo dados do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, 148 mil engenheiros entrarão no mercado. Entre 2012 e 2016, a quantidade de arquitetos aumentou 36% no Brasil, de acordo com informações do Anuário de Arquitetura e Urbanismo do CAU BR, de 2017.

Pilares de atuação

Em busca de expandir a conexão entre as universidades e as indústrias, a startup possui três estratégias diversas.

A primeira delas é a “Content Experience”, ou seja, a divulgação de conteúdo técnico da construção civil como fonte e referência das melhores práticas do setor.

Para isso, a plataforma digital e o aplicativo do ArqXP publicarão notícias, cases, portfólio de obras e arquitetos, além de catálogos de produtos com foco em inovação.

Com publicação bimestral, a revista impressa, por sua vez, promoverá artigos científicos de empresas ou instituições de ensino com curadoria de um conselho técnico. A primeira edição já está prevista para setembro de 2019. Além disso, cursos, debates e palestras com a presença de alunos e professores serão programados ao longo do ano.

O segundo método é o “Business Experience”, que consiste na criação de ambiente presencial e digital para a fomentação de valores e iniciativas de inovação das empresas. Nesse caso, os veículos serão essenciais.

As companhias terão uma página exclusiva no portal com espaço para inclusão de duas postagens semanais, ligados à inovações e RH.

Para divulgação de programas de estágios e trainees, plano de carreira, valores e missão da marca, uma plataforma específica será disponibilizada para cada parceiro. “Promoveremos eventos de conexão entre a empresa e o público universitário serão também organizados pelo ArqXP”, relata Curcio.

A terceira e última estratégia é a “Travel Experience”. Sempre à procura de modos criativos de inovar, o ArqXp desenvolverá o contato direto dos estudantes com a indústria da construção civil e canteiros de obras no Brasil e no mundo.

Dessa forma, um menu de viagens temáticas dentro e fora do país, com roteiros acompanhados por pesquisadores brasileiros, serão oferecidos aos estudantes universitários.

Ainda serão realizadas visitas técnicas em fábricas de insumos, fornecedores e desenvolvedores de sistemas construtivos, bem como a produção de eventos demonstrativos de tecnologia, métodos construtivos, produtos em laboratórios e centros de pesquisa.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E