FECHAR
FECHAR
26 de fevereiro de 2019
Voltar

ARTIGOS / Sistema de giro: uma parte fundamental das escavadeiras hidráulicas

A produção cairia muito e, portanto, seria inútil ter somente um giro “ultrarrápido” - o equilíbrio de projeto e de eficiência do sistema são muito mais importantes.

Mas, vale ressaltar que nem tudo é um “sonho”. Fatores como a aplicação incorreta do equipamento – por exemplo, usar o giro da máquina para derrubar obstáculos, muros ou postes – geram um desgaste muito acelerado do sistema todo, uma vez que não foi projetado para isso.

Essa resistência gera falhas sobretudo no redutor e pode gerar problemas em outras partes do sistema afetando a segurança do operador. Itens não originais, em geral, também causam a queda da vida útil, pois sistemas tão sofisticados e robustos exigem produtos de alta tecnologia e de materiais com o tratamento específico.

Para garantir que esse importante item da sua escavadeira continue funcionando corretamente e não tenha perda de performance, faça as manutenções e lubrificações corretas – com a especificação certa dos fluídos e graxas – e use a escavadeira corretamente, jamais aplicando força de giro para remover obstáculos, demolição, desmatamento, remoção por derrubada, entre outros.

* Guilherme Borghi é Gerente de Suporte ao Cliente da Link-Belt do Brasil.