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15 de setembro de 2020
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Scania lança caminhão vocacional 10x4 para a mineração e construção pesada

As 55 toneladas líquidas o tornam a melhor alternativa de redução de custos operacionais e aumento de produtividade
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Scania apresenta ao mercado seu novo veículo de configuração 10x4, o único da indústria nacional.

O Scania G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da Linha Amarela na capacidade de carga líquida (até 55 t), com Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores, custo total de operação (TCO) competitivo, além de maior versatilidade na atividade, o que se traduz em aumento de produtividade. Todos os componentes, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania.

“A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “A linha vocacional off-road XT estreou com a Nova Geração, em 2018. Chegou o momento de lançar o produto de maior capacidade de carga do mercado e que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela.”

Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10x4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração...


A Scania apresenta ao mercado seu novo veículo de configuração 10x4, o único da indústria nacional.

O Scania G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da Linha Amarela na capacidade de carga líquida (até 55 t), com Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores, custo total de operação (TCO) competitivo, além de maior versatilidade na atividade, o que se traduz em aumento de produtividade. Todos os componentes, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania.

“A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “A linha vocacional off-road XT estreou com a Nova Geração, em 2018. Chegou o momento de lançar o produto de maior capacidade de carga do mercado e que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela.”

Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10x4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada (que compõe as grandes obras de infraestrutura: hidrelétricas, por exemplo).

“Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, conta Munhoz.

“Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos.”

Vocacional
O Scania G 540 10x4 chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6x4 e 8x4 (um dos mais vendidos da marca).

O G 540 10x4 salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8x4 para até 55 toneladas, aumentando consideravelmente sua produtividade. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para insuperáveis 69 t.

“A Scania está inovando o mercado mais uma vez e vai superar as expectativas dos clientes”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil. “Ainda em comparação aos 8x4 competidores, o Scania 10x4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.”

Para tracionar este super-caminhão sob a cabine se encontra o estado da arte em motorização, com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. O propulsor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior.

“O Scania G 540 10x4 XT Heavy Tipper foi desenvolvido e dimensionado com o que há de melhor para enfrentar os desafios da mineração e dos canteiros de grandes obras nas mais adversas condições de operação”, afirma.

O super-caminhão está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. O quinto eixo (100% Scania) tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro). Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado.