FECHAR
26 de March de 2018
Voltar

Empresas #

Scania debate a presença feminina no mercado

O Queen of the Road teve como objetivo mostrar a importância da diversidade de gêneros nas organizações
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Scania reuniu na semana passada cerca de 40 convidadas, entre executivas, jornalistas e empresárias, para debater a presença das mulheres no mercado, especialmente no setor de transporte de cargas e de passageiros.

O encontro, Queen of the Road, realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo, com o objetivo de mostrar a importância da diversidade de gêneros nas organizações, trouxe a gestão feminina em pauta e a forma que estas líderes conseguem enfrentar os desafios das diversas carreiras, fazendo a diferença em seus negócios.

O debate foi direcionado por Suzana Soncin, presidente do Consórcio Nacional Scania; Tupiara Scortegagna, Master Driver da Casa Cavese, uma das concessionárias Scania de Santa Catarina; e Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra e do Grupo ABC.

Suzana Soncin atua na Scania há mais de 25 anos. Nesse período, adquiriu experiência nas áreas industriais e nos últimos cinco anos esteve nas operações comerciais. Desde 2016 a executiva está à frente de toda a operação do Consórcio Nacional Scania, como presidente.

“É muito prazeroso estar à frente de uma instituição tradicionalmente comandada por homens, em um setor prioritariamente masculino. Conquistei o meu espaço com a minha formação, minha capacidade técnica conhecendo muito bem o segmento, em união com toda a experiência adquirida nesses anos de mercado. Não é uma questão de gênero, mas sim, esforço e capacidade”, afirma a executiva.

Tupiara Scortegagna é a primeira e a única Master Driver (programa de treinamento) do sexo feminino na Scania, atuando na Cavese, concessionária localizada em Santa Catarina.

Esse treinamento é oferecido aos transportadores em todas as entregas de novos veículos. O Master Driver passa instruções ao cliente e pode, até mesmo, acompanhar o motorista durante uma viagem para oferecer uma orientação mais completa.

“A função do Master Driver vai muito além de instruções para os condutores iniciantes. Serve também para os que já têm anos de estrada e dirigem bem o veículo. Após o treinamento, eles conseguem identificar diversos fatores que podem tornar a operação mais segura e rentável. Na maioria das vezes ocorre uma ironia inicial dos clientes ao perceberem que essa orientação será fornecida por uma mulher”, conta Tupiara.

“Mas, sempre conquistei meu espaço sem buscar pela competitividade com os homens, mas, sim, executando meu trabalho com eficiência e postura”, complementa.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral