FECHAR
FECHAR
26 de junho de 2018
Voltar

Mineração

Robôs ganham espaço na mineração

Segundo análise sobre o futuro da mineração, os Robôs substituirão parte dos trabalhadores de mineradoras e os acidentes com mineração serão reduzidos em 75%
Fonte: Notícias da Mineração

Recentemente a consultoria BDO divulgou uma análise intitulada “The near future of Mining: Global Predictions”, que pode ser traduzido como “O Futuro Próximo da Mineração: Previsões Globais”.

No documento a consultoria, informa que Robôs substituirão parte dos trabalhadores de mineradoras e os acidentes com mineração serão reduzidos em 75%.

E os empregados serão capacitados para administrar a tecnologia que controla os robôs.

De acordo com a análise, os robôs estarão na vanguarda da maior parte da extração mineral até 2020, reduzindo os riscos de segurança para as mineradoras, maximizando a produção e simplificando os custos.

“Em 2020, prevemos que a maior parte da força de trabalho será mantida, mas os avanços em tecnologia e equipamentos de mineração remotos transformarão a aparência dessa força de trabalho”, afirma o estudo.

De acordo com a análise, a indústria global de mineração já está bem familiarizada com a tecnologia autônoma. Caminhões autônomos e perfuradores autônomos são usados no local em quase todas as grandes minas da empresa multinacional.

“Robôs cobra”- nomeados por sua agilidade – são equipados com sensores conectados à Internet e usados para navegar por minas estreitas e coletar dados.

Os drones também estão começando a desempenhar um papel no mapeamento da topografia de uma mina e na captura de imagens aéreas de áreas inacessíveis da mina para identificar possíveis vulnerabilidades e áreas de tensão.

“Os mineradores de veios remotos (RVMs) estão sendo desenvolvidos para eliminar a necessidade de perfurar e explodir para escavar rochas – reduzindo potencialmente o estresse de rochas que pode levar a eventos sísmicos”, afirma.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral