FECHAR
02 de março de 2021
Voltar

Pandemia traz lições para a mineração

Metso Outotec aperfeiçoa ações de segurança do trabalho com iniciativas de clientes no combate ao Coronavírus
Fonte: Assessoria de Imprensa

A pandemia do novo Coronavírus criou uma estrada de mão dupla entre a Metso Outotec e seus clientes.

Ao contrário de muitos setores, a mineração manteve-se operacional para atender demandas internas e à alta internacional por commodities.

Mas, mesmo ativo, o segmento adotou protocolos rígidos de segurança para evitar a contaminação ou disseminação do coronavírus.

Os procedimentos foram aplicados também nos parceiros como a Metso Outotec, que acabou usando a experiência de seus clientes para melhorar suas próprias iniciativas.

“Pudemos ver isso em várias áreas, mas com destaque para a oferta de serviços”, explica Aline Dornas, gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Metso Outotec.

Ela ressalta como bom exemplo os contratos de serviços de longo prazo e com um escopo que envolve a própria operação da planta de processamento do cliente.

“Essa modalidade de serviços mais do que dobrou sua demanda em 2020 e foi o pilar para aprendermos a otimizar os trabalhos nas operações dentro da casa dos clientes e utilizar recursos e competências com foco no aumento de produtividade com segurança, incluindo ferramentas de comunicação remota”, explica.

Segundo Aline, um dos fo...


A pandemia do novo Coronavírus criou uma estrada de mão dupla entre a Metso Outotec e seus clientes.

Ao contrário de muitos setores, a mineração manteve-se operacional para atender demandas internas e à alta internacional por commodities.

Mas, mesmo ativo, o segmento adotou protocolos rígidos de segurança para evitar a contaminação ou disseminação do coronavírus.

Os procedimentos foram aplicados também nos parceiros como a Metso Outotec, que acabou usando a experiência de seus clientes para melhorar suas próprias iniciativas.

“Pudemos ver isso em várias áreas, mas com destaque para a oferta de serviços”, explica Aline Dornas, gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Metso Outotec.

Ela ressalta como bom exemplo os contratos de serviços de longo prazo e com um escopo que envolve a própria operação da planta de processamento do cliente.

“Essa modalidade de serviços mais do que dobrou sua demanda em 2020 e foi o pilar para aprendermos a otimizar os trabalhos nas operações dentro da casa dos clientes e utilizar recursos e competências com foco no aumento de produtividade com segurança, incluindo ferramentas de comunicação remota”, explica.

Segundo Aline, um dos focos foi a orientação aos profissionais da Metso Outotec, que operam as plantas de processamento.

Foram organizados vários eventos e campanhas de segurança no ano passado, em sua maior parte, de forma on-line. As orientações são personalizadas para os profissionais e estão alinhadas com a metodologia de trabalho das mineradoras.

“Focamos nas lideranças de segurança, com atuação diariamente em campo, para que ajam de imediato e antes que qualquer situação de risco aconteça ou se amplie”, argumenta.

A experiência com a pandemia envolveu várias ações que foram amadurecidas ao longo de 2020. O momento mais delicado aconteceu em março, no início da pandemia.

Nessa fase, as iniciativas envolveram a adoção do regime de trabalho em home office para as áreas administrativas e o revezamento para as equipes de campo que não poderiam deixar de ter contato direto com os clientes.

No primeiro momento envolveu ainda a familiarização com ferramentas virtuais de comunicação que suportaram a realização da semana de segurança do trabalho (Sipat) totalmente virtual. “Uma experiência nova e surpreendente”, segundo ela.

Para as equipes dos contratos de serviços, que continuaram em campo, as ações incorporaram os protocolos dos clientes, incluindo a troca de máscaras de duas em duas horas e o uso de veículos adaptados com divisórias de plástico para evitar o contágio do Coronavírus, entre outras ações preventivas. A conscientização no ambiente de trabalho, de acordo com Aline, favoreceu a disseminação de boas práticas para outras fronteiras. “Eles levaram as orientações para a família, o que foi e está sendo muito positivo”.

A gerente também acredita que houve um fortalecimento do profissional de segurança do trabalho e meio ambiente.

Embora a segurança sempre tenha sido encarada como um pré-requisito em operações de campo, a pandemia amplificou os cuidados e mostrou que a colaboração entre os técnicos de segurança e os líderes de operação é uma estratégia vencedora.

“O foco não é parar a planta de processamento, mas identificar possíveis problemas e trazer alternativas para solução. As ações de prevenção da Covid-19 ajudam a melhorar o desempenho em contratos e isso é crucial para todos”, reforça Aline.

Entre as iniciativas que ela acredita que devem continuar durante 2021 e mesmo até após a pandemia seguiremos com o uso de ferramentas on-line, principalmente em campanhas de segurança e outros treinamentos. A Metso Outotec tem estudado profundamente os contratos de serviços através de indicadores análises de processos em campo, assim como troca de experiências com colegas e equipes das unidades do Chile e do Peru.

“Os contratos de serviços são bons exemplos para a empresa desenvolver juntos aos clientes melhores práticas, utilizar ferramentas inovadoras que permitam o processo de melhoria contínua dos processos", finaliza.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade