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15 de julho de 2015
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Oito em cada dez paradas de caminhão podem ser evitadas com manutenção preventiva

Uma parada não planejada é um dos problemas mais sérios que podem afetar as empresas de transporte de cargas
Fonte: Assessoria de Imprensa

O número de paradas não planejadas dos caminhões pode ser reduzido em 80%, segundo estudo realizado pela Volvo Trucks. No longo prazo, a meta é a eliminação de todas as paradas não planejadas.

“Uma parada não planejada é um dos problemas mais sérios que podem afetar as empresas de transporte de cargas. Além da inconveniência para o motorista, cria custos adicionais de reparos, perda de receita e, no pior dos casos, danos à reputação junto aos clientes”, afirma Hayder Wokil, diretor de qualidade e disponibilidade da Volvo Trucks.

Uma parada não planejada, explica Wokil, tem um forte impacto na transportadora. “Portanto, temos que melhorar o entendimento dos motivos que levam a paradas não planejadas e ajudar nossos clientes a aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio” diz.

Para identificar os motivos que levam a paradas inesperadas e evitá-los, a Volvo Trucks realizou uma pesquisa baseada em dados de 3.500 caminhões Volvo em um período de mais de cinco anos. Com essa base de estatísticas reais, a empresa pode realizar simulações avançadas e gerar uma gama de possíveis situações de manutenção para analisar como, porque e quando os caminhões têm paradas não planejadas.

“O estudo mostrou claramente que monitorar o uso do caminhão e a condição de diferentes componentes chave do veículo, possibilita planejar melhor a manutenção. Acreditamos que podemos reduzir o número de paradas não planejadas em 80% se a manutenção do caminhão for realizada dentro dos prazos ou em resposta às necessidades reais,” explica Wokil.

Caminhões conectados são o caminho para zero paradas não planejadas. Um dos principais pré-requisitos para a redução do número de paradas não planejadas é ter condições de prever as necessidades em serviços e manutenção, e de customizar o atendimento para cada caminhão individualmente.

Um exemplo de conectividade já disponível para a nova linha F no Brasil, aponta o executivo, é o Voar Oncall, que facilita a conexão do motorista com o VOAR (Volvo Atendimento Rápido) por meio de um simples toque em um botão disponível no painel do caminhão. Ao acionar o botão, todas as informações sobre o caminhão e o foco do motivo da parada relatado pelo motorista podem ser acessados por técnicos da Volvo remotamente.