FECHAR
02 de julho de 2019
Voltar

TECNOLOGIA

NLMK lança aço balístico de alta resistência para blindagem

Aplicação do produto é para uso em veículos civis, militares e mercado de arquitetura. Redução do peso dos veículos com uso do aço especial chega a 50%.
Fonte: Assessoria de Imprensa

A NLMK Group, fabricante de aços especiais lança no mercado brasileiro, no segundo semestre, o aço balístico Quardian, uma chapa de alta resistência para blindagem de veículos civis, militares e também para o mercado arquitetônico.

A linha completa inclui durezas de 400 a 600 brinell, com destaque para a chapa de 5 mm produzida com Quard 600, utilizada para blindagem contra munição M193 bastante agressiva, como fuzis AK 47.

Além de garantir o aumento na proteção, a blindagem com o aço balístico Quardian permite ainda a redução de peso na produção dos veículos entre 40% e 50%.

“As aplicações do Quardian atendem três segmentos: veículos militares, como carros anfíbios, transporte de cargas e lança-foguetes; uso civil, como em carros-fortes para transporte de valores, viaturas táticas de forças especiais (como o Caveirão do BOPE) e veículos especiais de patrulha. O terceiro mercado é o de arquitetura, como no caso de embaixadas, quarto de pânico e algumas áreas blindadas utilizadas no mercado corporativo”, explica o diretor-geral da NLMK South America, Paulo Seabra.

Segundo ele, a decisão sobre o lançamento do produto no Brasil aconteceu pela percepção do aumento da ameaça na área de segurança, que requer proteção contra armas de maiores calibres e com maior poder destrutivo pelos marginais, como metralhadoras calibre 0.50.

Além disso, o mercado brasileiro de veículos militares está defasado – havia a previsão de investimentos que não se realizaram, mas que com a retomada da economia pode ser finalmente atualizado. “Há perspectiva da retomada dos investimentos na área de Defesa”, diz Seabra.

O executivo explica que a empresa já está preparando o estoque do Quardian que será nacionalizado, assim como os demais produtos do portfólio. “Isso garante a pronta entrega das chapas, um dos nossos diferenciais no mercado”.

O Quardian já é homologado para uso em todos os continentes e é produzido na usina de Clabecq, na Bélgica, localizada a poucos quilômetros do porto de Antuérpia, outra vantagem competitiva em logística para a América do Sul.