FECHAR
26 de fevereiro de 2019
Voltar

INOVAÇÃO / Maquinário conectado melhora estratégias de manutenção de equipamentos agrícolas

“Com a Internet das Coisas, a descoberta antecipada de um ataque de praga, por exemplo, permite atuar com defensivos em áreas pontuais, corrigir processos e evitar perdas, assim como garantir a confiabilidade e a disponibilidade do maquinário, estratégia fundamental para garantir mais segurança e eficiência na gestão de ativos”, diz.

Para crescer em um ambiente tão sujeito a variações como o setor agrícola, a informação é o principal insumo e mais do que nunca são os dados dos sensores embarcados em máquinas e equipamentos que vão permitir ao gestor tomar decisões mais assertivas sobre a estratégia de operação no campo, manutenção e também sobre as necessidades do negócio.

Conectividade garante uma melhor estratégia de manutenção

O uso de inovadoras tecnologias no agronegócio depende de conectividade, em que as Redes Mesh aparecem como a melhor opção para garantir a troca de informações.

“Sem conectividade, todos os dados precisam ser extraídos, cruzados e analisados manualmente, perdendo toda a agilidade necessária para manter a competitividade, a redução das perdas nas lavouras, e o aumento da eficiência operacional de seus ativos”, comenta o especialista.

Em locais remotos, longe dos grandes centros urbanos, as Redes Mesh aparecem como a melhor opção para garantir a troca de informações entre os dispositivos e os softwares de monitoramento e análise.

“Essa tecnologia de conexão consiste em nós (pontos) de rádio organizados em uma topologia Mesh (em malha), que se conectam sem fios, e sem envolver uma operadora de telecom ou um provedor de serviços de internet, entregando um alto grau de escalabilidade, simplicidade, caráter colaborativo e com baixo custo de implantação, operação e manutenção”, finaliza.