FECHAR
12 de março de 2019
Voltar

AGRONEGÓCIO

Lindsay apresenta tecnologia de última geração para manejo de irrigação

Novas funções do FieldNET que ajudam a produzir mais e a economizar de 15 a 20% água serão apresentadas durante evento do agronegócio 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Tem sido grande nos últimos anos a demanda dos produtores gaúchos por pivôs de irrigação.

De 2008 para cá, houve um aumento de 75% no uso da técnica atingindo a marca de 175 mil hectares. Das lavouras com essa tecnologia no Rio Grande do Sul, a maioria é de milho, seguido pela soja, arroz e pastagens.

Diante desse grande potencial da região, a Lindsay América do Sul, escolheu a edição comemorativa de 20 anos da Expodireto Cotrijal, que acontece de 11 a 15 de março, em Não-Me-toque,RS para fazer o pré-lançamento de novas tecnologias para o FieldNET.

“Esta, que é uma ferramenta de gerenciamento sem fio totalmente integrada e já consagrada mundialmente, agora ganha um suporte de decisão adicional e chega a um novo patamar com o FieldNET Advisor”, afirma a empresa.

A novidade

A tecnologia é uma solução de irrigação inteligente que proporciona ao produtor o suporte necessário para acabar com as dúvidas na hora de irrigar e assim tomar decisões de manejo da irrigação com mais confiança.

Em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura.

Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque de botão em um smartphone, tablet ou computador.

De acordo com Bruno Leite Teixeira Perroni, gerente de tecnologia da Lindsay, o FieldNET Advisor, simplificou a vida do produtor, pois reuniu mais de 40 anos de pesquisas acadêmicas, precisão de clima e solo, como a já conhecida tecnologia do FieldNET para gerenciar os pivôs.

“Isso tudo parece complexo, mas não é. Hoje, para irrigar com confiança, é preciso somente uma plataforma ou aplicativo. FieldNET envia as recomendações de irrigação e ainda programa automaticamente o pivô. O produtor precisa apenas aplicar o plano, e claro, tudo em uma mesma tela”, destaca.

Outro grande diferencial do FieldNET Advisor, comenta Perroni, é a preocupação com a água.

Segundo o gerente de tecnologia, a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, como foco em reduzir os custos com energia, e claro deslocamentos ao campo.