P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
RESULTADOS
Voltar

RESULTADOS

Librelato celebra 50 anos e anuncia expansão

Com produtos inovadores, três fábricas e grandes investimentos em processos de qualidade e produtividade, empresa apresenta crescimento acima do mercado, sendo a terceira maior implementadora do país

Assessoria de Imprensa

13/05/2019 16h17 | Atualizada em 14/05/2019 11h42

A Librelato passa pela melhor fase de sua história ao celebrar meio século de atividades no Brasil.

A despeito da forte e prolongada crise econômica que gerou queda de até 70% nas vendas de caminhões e implementos entre 2015 e 2017, a empresa sentiu bem menos os impactos negativos da retração, pois desde o início desta década vem investindo em inovações tecnológicas, modernização de suas fábricas e conquista de novos mercados de exportação.

A Librelato cresceu mais de 100% no ano passado em relação a 2017 e prevê 17% de market share neste ano.

Em 2018, a empresa comercializou 7.000 implementos rodoviários no Brasil. A expansão da marca em relação aos números totais do segmento também chama a atenção, uma vez que o aumento de vendas do setor de implementos foi de 49,1% em relação a 2017, segundo dados Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Em 2019 a empresa prevê investimentos da ordem de R$ 25 milhões, em desenvolvimento de novos produtos, construção de uma área fabril de 9.000m², com finalização prevista para 2020, ampliação de área administrativa que chegará a um total de 3.150m² até o final de

...

A Librelato passa pela melhor fase de sua história ao celebrar meio século de atividades no Brasil.

A despeito da forte e prolongada crise econômica que gerou queda de até 70% nas vendas de caminhões e implementos entre 2015 e 2017, a empresa sentiu bem menos os impactos negativos da retração, pois desde o início desta década vem investindo em inovações tecnológicas, modernização de suas fábricas e conquista de novos mercados de exportação.

A Librelato cresceu mais de 100% no ano passado em relação a 2017 e prevê 17% de market share neste ano.

Em 2018, a empresa comercializou 7.000 implementos rodoviários no Brasil. A expansão da marca em relação aos números totais do segmento também chama a atenção, uma vez que o aumento de vendas do setor de implementos foi de 49,1% em relação a 2017, segundo dados Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Em 2019 a empresa prevê investimentos da ordem de R$ 25 milhões, em desenvolvimento de novos produtos, construção de uma área fabril de 9.000m², com finalização prevista para 2020, ampliação de área administrativa que chegará a um total de 3.150m² até o final de 2019, além de contratação de pessoal.

Com a ampliação, a capacidade de produção subirá de 11 mil unidades/ano para 14mil unidades/ano. A empresa iniciará ainda este ano uma nova força-tarefa para aquisição e introdução de tecnologias voltadas a indústria 4.0 nas unidades de produção.

“Há alguns anos, a indústria de implementos como um todo vem se modernizando e especialmente a Librelato deixou de construir equipamentos baseados na força e no peso, para combinar tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas para entregar alta produtividade aos clientes. Tudo isso exige investimentos em modernização e desenvolvimento de produtos, além de expertise no setor”, explica José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. Atualmente a Librelato investe 3% de sua receita operacional em inovação e tecnologia.

Cenário

De acordo com dados de desempenho, 2018 foi um dos melhores anos da história da empresa. Ao completar 50 anos, a Librelato vem se tornando cada vez mais protagonista no segmento de implementos no Brasil.

Com o crescimento de vendas registrados ano a ano, a empresa já é a terceira maior do país em seu ramo de atuação. Hoje possui 1.500 colaboradores e registrou receita de R$ 570 milhões em 2018.

“Atualmente a Librelato trabalha em três turnos para atender a demanda do mercado e encontra-se em seu melhor momento no mercado brasileiro e internacional. Temos um portfólio completo e estamos atuando com uma linha de produtos totalmente reformulada e cada vez mais alinhada às necessidades dos nossos clientes”, completa Sprícigo.

A Librelato, afirma o executivo, alcançou em 2015 10% de market share no mercado, subindo para 12% em 2016 e 2017 e chegando a 13% em 2018.

“Neste ano, podemos chegar a 17% de participação, pois cada vez mais os frotistas estão buscando implementos que entregam alta eficiência com mais disponibilidade do produto, mais robustez e peso reduzido”, afirma.

Projeções

A Librelato está projetando crescimento de 20% para o mercado de caminhões em 2019. “Com base nessas projeções e em sinais de recuperação econômica no país, estamos planejando a ampliação de nossa atuação no mercado e devemos superar o excelente resultado de 2018. Além disso, existe uma consolidação da marca no exterior, o que gera cada vez mais negócios, oportunidades e confiança”.

Para o executivo, a participação em eventos ao redor do Brasil também traz boas perspectivas.

“Já temos novidades reservadas para lançar ainda este ano durante a Fenatran, principal evento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que acontece em outubro, que promete ser ainda mais positiva que a edição anterior. A Librelato visa continuar por muitas décadas ainda produzindo semirreboques e serviços confiáveis, sempre oferecendo rentabilidade ao cliente. Esse é o compromisso para a perpetuidade da companhia”, finaliza Sprícigo.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E