FECHAR
FECHAR
07 de novembro de 2018
Voltar

M&T Expo

Instituto Opus de Capacitação Profissional ministrará quatro apresentações na M&T Expo 2018

Os temas a serem proferidos são História dos Equipamentos de Construção, Gestão de Ativos, Certificação, e Tecnologia, Monitoramento e Diagnóstico
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Instituto OPUS de Capacitação Profissional, da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, leva sua expertise para a M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração. A instituição promoverá quatro apresentações na Arena de Conteúdo, espaço destinado ao conhecimento e conteúdo técnico do setor.

A primeira palestra terá o tema Gestão de Ativos e será ministrada no dia 26 de novembro pelo engenheiro Claudio Schmidt, diretor Executivo da Sobratema.

No dia seguinte, em parceria com a Associação Brasileira de Ensaios Destrutivos e Inspeção (Abendi), será proferida apresentação sobre a certificação de operadores de equipamentos, que proporciona a plena garantia de que o profissional da área possui a qualificação e a capacitação adequada para desempenhar e executar suas atividades com qualidade e segurança, de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras.

Já no dia 28 de novembro, o engenheiro Silvimar Reis, vice-presidente da Sobratema e autor do livro Conversando com a Máquina, trará o assunto “Tecnologia, Monitoramento e Diagnóstico – cases de telemetria”.

Os casos abordados mostrarão ganhos tanto no aspecto econômico quanto no aspecto ambiental, além do social (envolvendo os motoristas e operadores em programas de remuneração variável).

Segundo Reis, o uso da tecnologia da telemetria permite o monitoramento 24 horas por dia, 365 dias por ano, em tempo real e de forma remota de grandezas que variam conforme o perfil de direção ou de operação de veículos, caminhões, ônibus e máquinas.

Conforme experiência de Frederick Taylor, à época da revolução industrial, o colaborador percebendo que está sendo observado tem ganho de produtividade de 5% a 7%.

Por fim, no dia 29 de novembro, o engenheiro Norwil Veloso, consultor da Sobratema e autor do livro Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis, contará a História dos Equipamentos de Construção, com base nos artigos publicados por ele, há cerca de cinco anos, na seção Era das Máquinas na Revista M&T.

A palestra mostrará um panorama do desenvolvimento dos equipamentos de construção e manuseio de cargas desde a descoberta dos primeiros sistemas de polias até os tempos atuais, com ênfase no grande desenvolvimento e criação de novos equipamentos na primeira metade do século XX e nas tendências de cada época, que foram sendo substituídas por outras soluções de engenharia. Veloso também traçará perspectivas para o futuro nesse setor.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral