FECHAR
FECHAR
16 de janeiro de 2019
Voltar

Empresas

Guindaste tem redução de peso e aumento de capacidade de carga com uso do aço de alta resistência

Após upgrade, equipamento do Grupo Masal foi fabricado em aço estrutural de alta resistência da SSAB e apresentou melhor desempenho, redução de peso e de custos
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Grupo Masal, com 65 anos de tradição na fabricação de máquinas de alta performance, em conjunto com a SSAB, multinacional sueca fabricante de aços de alta resistência, fez um trabalho de readequação de materiais e produziu o guindaste MC60609 em Strenx 700MC, aço estrutural de alta resistência da SSAB que permite o desenvolvimento de equipamentos de alto desempenho.

A mudança gerou um projeto equalizado com grandes resultados: houve redução de uma tonelada no peso do equipamento.

Thiago Santos Vitola, diretor comercial do Grupo Masal, conta que, para o desenvolvimento da nova solução, houve uma evolução do material.

”Em um projeto otimizado e equilibrado, tivemos uma significativa redução de peso e aumento de capacidade de carga sem perder a identidade dos produtos da Masal”, explica.

A redução do peso impulsionou uma série de economias nas despesas de insumos.

”Esses mil quilos de redução de peso equivalem a um sexto do peso do equipamento anterior. Isso reflete em redução do consumo de combustível e desgaste de pneus. O resultado é um considerável aumento da capacidade de carga do caminhão para transporte. Além disso, conseguimos apresentar um preço menor ao usuário final, pois o custo também foi reduzido, e estamos entregando um equipamento que faz mais do que o antigo”, ressalta o diretor da Masal.

“O peso das lanças também foi reduzido, mas sem perder suas características. Além disso, o gráfico de carga ficou muito melhor nas distâncias intermediárias, superando muito o equipamento anterior”, comenta Vitola.

Outra característica evidente que o diretor aponta na troca de tecnologia do equipamento é o design.

“O produto ganhou uma imagem mais moderna, com um desenho mais fluído”. Ele explica que o suporte das lanças ganhou um desenho diferente para melhor aproveitamento do guindaste.

“Fizemos um suporte em formato de onda que faz com que os cilindros sejam acomodados em torno da lança, o que não provoca a sobreposição dos mesmos. Assim, a largura total do equipamento explora ao máximo a largura do caminhão, de forma fluída e usamos todo o espaço disponível no caminhão de forma útil”.

O aço Strenx é projetado para os setores em que a alta resistência estrutural e a redução de peso são fatores competitivos importantes, especialmente na indústria de elevação de carga, movimentação, transporte e agricultura.