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15 de dezembro de 2020
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Guindaste Grove GMK5250L realiza içamentos precisos em mina peruana

Guindaste todo terreno da Grove trabalhou com sucesso em uma via movimentada ao permitir a passagem de outros veículos enquanto completava suas tarefas
Fonte: Assessoria de Imprensa

Um guindaste todo terreno Grove GMK5250L, configurado com uma lança de 91 m, deslocou estruturas metálicas que juntas formarão o teto de um armazém de máquinas em uma mina localizada nos Andes peruanos.

Dado o limitado espaço de trabalho no local, o guindaste móvel de 250 toneladas de capacidade foi a solução indicada para o trabalho, já que outros veículos precisavam utilizar a mesma pista na qual o guindaste foi posicionado.

O guindaste escolhido para o trabalho precisaria ser retirado da via em curto tempo, para que as operações da mina pudessem continuar sem interrupção.

“Nossa abordagem foi a de que a equipe pudesse deixar a área de forma relativamente rápida quando veículos da refinaria precisassem usar a mesma estrada de acesso em que a GMK5250L estaria posicionada,” explicou Carlos Villacorta Canessa, gerente geral da ETAC Peru, que forneceu o guindaste para o projeto.

“O trabalho teve que ser cuidadosamente planejado e executado, pois tivemos que levar em conta o tempo necessário para montar e desmontar o guindaste. O GMK5250L funcionou de forma efetiva e conseguimos concluir o trabalho exatamente como planejado.”

Outro desafio que o guindaste ajudou os operadores a superar foi o transporte das estruturas de aço – algumas pesando até 1,2 ton...


Um guindaste todo terreno Grove GMK5250L, configurado com uma lança de 91 m, deslocou estruturas metálicas que juntas formarão o teto de um armazém de máquinas em uma mina localizada nos Andes peruanos.

Dado o limitado espaço de trabalho no local, o guindaste móvel de 250 toneladas de capacidade foi a solução indicada para o trabalho, já que outros veículos precisavam utilizar a mesma pista na qual o guindaste foi posicionado.

O guindaste escolhido para o trabalho precisaria ser retirado da via em curto tempo, para que as operações da mina pudessem continuar sem interrupção.

“Nossa abordagem foi a de que a equipe pudesse deixar a área de forma relativamente rápida quando veículos da refinaria precisassem usar a mesma estrada de acesso em que a GMK5250L estaria posicionada,” explicou Carlos Villacorta Canessa, gerente geral da ETAC Peru, que forneceu o guindaste para o projeto.

“O trabalho teve que ser cuidadosamente planejado e executado, pois tivemos que levar em conta o tempo necessário para montar e desmontar o guindaste. O GMK5250L funcionou de forma efetiva e conseguimos concluir o trabalho exatamente como planejado.”

Outro desafio que o guindaste ajudou os operadores a superar foi o transporte das estruturas de aço – algumas pesando até 1,2 toneladas – para o teto do armazém, passando por cima dos enormes tanques de óleo no local, içando e posicionando as peças dentro de um raio de 64 metros.

A operação foi possível graças à deflexão de 50° do GMK5250L, ângulo maior do que os 40° habituais, o que ajuda o guindaste a superar obstáculos do tipo.

Da mesma forma, o design compacto do guindaste permitiu que ele trabalhasse no restrito local de trabalho sem impedimentos.
O GMK5250L tem 13,7 m de comprimento de chassi, 7,8 m de largura máxima de lança e cinco posições de lança. Para a tarefa na mina, ele foi configurado com uma lança principal de 70 m e uma extensão de 21 m, totalizando 91 m.

Características

Segundo a fabricante, o sistema de suspensão Megatrak do GMK5250L é considerado o melhor sistema de tração off-road disponível no mercado, permitindo que o guindaste funcione como um verdadeiro veículo para todo tipo de terreno.

A suspensão independente e o sistema de direção com quatro rodas garantem que as rodas permaneçam sempre em contato com o chão e evitam que o estresse e o peso sejam continuamente transferidos entre os eixos. O sistema Megatrak proporciona uma distância real do solo de até 600 mm, enquanto outros somente levantam o chassi.

“Além disso, o Grove GMK5250L é o único guindaste off-road de sua classe a ter o módulo de embreagem turbo VIAB, tipicamente encontrado em caminhões pesados. O sistema permite arranque e frenagem sem desgaste, evita o superaquecimento ou queima da embreagem e minimiza o consumo de combustível’, afirma a empresa.

O GMK5250L da ETAC Peru trabalhou no local por aproximadamente um mês sem problemas ou interrupções, do início de maio ao início de junho deste ano.

“A ETAC é um parceiro de longa data da Grove and Potain no Peru. A empresa tem sido fundamental para ajudar a expandir a presença da Potain na América do Sul, atendendo a clientes no Peru, Colômbia e Chile”, comenta.

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