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FPT reforça aposta em alternativas energéticas

Aquisição da Potenza Technology e desenvolvimento do motor F1C Gás Etanol estão entre as ações recentes da empresa

Assessoria de Imprensa

27/10/2020 11h00 | Atualizada em 29/10/2020 23h07

Fornecedora de soluções inteligentes em powertrain para os segmentos on-road, off-road, marítimo e de geração de energia, a FPT Industrial vem investindo no desenvolvimento de novos propulsores movidos a combustíveis alternativos, como o motor FPT F1C Gás Etanol, vencedor do Prêmio REI 2020.

Desenvolvido pelo time de engenharia da FPT em Betim, um dos sete centros globais de P&D da fabricante, o motor FPT F1C Gás Etanol combina o uso de gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, base renovável de nossa matriz energética e um dos combustíveis mais utilizados no país.

“A configuração, voltada a veículos comerciais, permite a escolha mais adequada às missões de entregas urbanas, aliando desempenho, versatilidade, robustez e economia de uso”, diz a empresa em comunicado.

Com 3 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque, a motorização utiliza uma tecnologia exclusiva de combustão estequiométrica, que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entregando um potencial de economia nos gastos com combustível de at&e

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Fornecedora de soluções inteligentes em powertrain para os segmentos on-road, off-road, marítimo e de geração de energia, a FPT Industrial vem investindo no desenvolvimento de novos propulsores movidos a combustíveis alternativos, como o motor FPT F1C Gás Etanol, vencedor do Prêmio REI 2020.

Desenvolvido pelo time de engenharia da FPT em Betim, um dos sete centros globais de P&D da fabricante, o motor FPT F1C Gás Etanol combina o uso de gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, base renovável de nossa matriz energética e um dos combustíveis mais utilizados no país.

“A configuração, voltada a veículos comerciais, permite a escolha mais adequada às missões de entregas urbanas, aliando desempenho, versatilidade, robustez e economia de uso”, diz a empresa em comunicado.

Com 3 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque, a motorização utiliza uma tecnologia exclusiva de combustão estequiométrica, que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entregando um potencial de economia nos gastos com combustível de até 30%, além de atender o próximo estágio em emissões e apresentar baixo ruído de funcionamento.

Outra ação recente que reforça a aposta em alternativas energéticas foi a aquisição da Potenza Technology, empresa especializada no design e desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica e híbrida, expandindo a capacidade tecnológica em soluções para eletrificação da marca, que desde abril de 2020 também disponibiliza atendimento customizado ao cliente via WhatsApp.

Anunciada em maio de 2020, a aquisição segue o plano estratégico da FPT Industrial no fornecimento de motores de múltiplas fontes de energia. Sediada em Coventry, no Reino Unido, a Potenza Technology está à frente das tecnologias de propulsão elétrica desde 1999, com especialização também em engenharia de segurança e sistemas funcionais de gerenciamento para baterias de tração.

“Nosso DNA inovador nos ajuda a construir o que queremos ser: uma marca de powertrain 4.0, que oferece soluções a clientes 4.0”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América do Sul.

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