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Ferramentas garantem conformidade de fresagem nos EUA

Bits com ponta de diamante policristalino (PCD) da Wirtgen aumentam a produtividade de construtora de estradas na Nova Inglaterra

Assessoria de Imprensa

27/10/2020 11h00

A Pike Industries, que atualmente produz mais de três milhões de toneladas de asfalto e processa mais de seis milhões de toneladas de agregados, trocou em 2017 os bits de haste redonda com ponta de carboneto por ferramentas de fresagem PCD produzidas pela Wirtgen.

Na fresagem fina de superfícies de estradas, são utilizados tambores fresadores com um espaçamento entre ferramentas de 6 mm ou 8 mm (LA6 ou LA8). Em comparação, um tambor fresador padrão para operações de fresagem convencionais tem um espaçamento entre ferramentas de 15 mm (LA15).

Os tambores de fresagem fina com LA6 prometem um padrão de fresagem ainda mais fino do que os tambores com LA8. As autoridades de trânsito do Maine aceitam ambos os espaçamentos entre ferramentas. “Dessa forma, podemos usar os tambores fresadores alternadamente”, explica Tom Quinn, chefe de fresagem fina e remoção de pavimentos da Pike Industries.

“O menor espaçamento entre ferramentas também afeta o desempenho de avanço da máquina. Por isso, trabalhamos em uma velocidade de avanço mais baixa no caso de maiores profundidades de fresagem”

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A Pike Industries, que atualmente produz mais de três milhões de toneladas de asfalto e processa mais de seis milhões de toneladas de agregados, trocou em 2017 os bits de haste redonda com ponta de carboneto por ferramentas de fresagem PCD produzidas pela Wirtgen.

Na fresagem fina de superfícies de estradas, são utilizados tambores fresadores com um espaçamento entre ferramentas de 6 mm ou 8 mm (LA6 ou LA8). Em comparação, um tambor fresador padrão para operações de fresagem convencionais tem um espaçamento entre ferramentas de 15 mm (LA15).

Os tambores de fresagem fina com LA6 prometem um padrão de fresagem ainda mais fino do que os tambores com LA8. As autoridades de trânsito do Maine aceitam ambos os espaçamentos entre ferramentas. “Dessa forma, podemos usar os tambores fresadores alternadamente”, explica Tom Quinn, chefe de fresagem fina e remoção de pavimentos da Pike Industries.

“O menor espaçamento entre ferramentas também afeta o desempenho de avanço da máquina. Por isso, trabalhamos em uma velocidade de avanço mais baixa no caso de maiores profundidades de fresagem”, complementa.

Segundo a Wirtgen, a fresagem fina remove os sulcos ou irregularidades na superfície da estrada, melhora a resistência à derrapagem das superfícies que já estavam desobstruídas para o tráfego antes da camada de revestimento ter sido pavimentada e garante uma melhor adesão na aplicação de camadas finas.

No caso, os requisitos do Departamento de Transporte do Maine (Maine DOT) preveem a fresagem fina e, em alguns casos, a fresagem padrão, como preparação para a aplicação de camadas finas. “Atualmente, estamos trabalhando em um projeto no qual estamos fresando uma inclinação transversal com tambores de fresagem fina e até mesmo removendo a camada de pavimento a uma profundidade de 15 cm”, diz Quinn.

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