FECHAR
16 de janeiro de 2019
Voltar

Empresas

Epiroc e Ericsson cooperam na otimização da tecnologia sem fio para minas

As empresas concordaram em trabalhar juntas para fornecer aos clientes de mineração soluções LTE (Long-Term Evolution) de alto desempenho e tecnologia móvel 5G
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Epiroc assinou um acordo de cooperação com a fornecedora líder de tecnologias em telecomunicações Ericsson para cooperação no desenvolvimento de aplicações de conectividade sem fio através das tecnologias LTE e 5G voltadas à indústria de mineração.

As empresas de mineração buscam cada vez mais digitalizar e automatizar suas operações para aumentar a produtividade e a segurança do operador, além de reduzir os custos.

Isso inclui, por exemplo, operar remotamente as máquinas em uma mina, a partir de uma sala de controle, incluindo a coleta e análise de dados de desempenho para otimizar sua performance.

Segundo Helena Hedblom, vice-presidente sênior de mineração e infraestrutura da Epiroc, isso cria a necessidade de soluções confiáveis para conectividade sem fio e que proporcionem alto desempenho nas minas.

A Epiroc e a Ericsson concordaram em trabalhar juntas para fornecer aos clientes de mineração soluções LTE (Long-Term Evolution) de alto desempenho e tecnologia móvel 5G.

"Nossa parceria com Ericsson tem como finalidade fazer com que os nossos clientes de mineração possam obter a conectividade sem fio confiável e de alto desempenho possível", comenta Hedblom. “Esta é uma etapa crucial em nosso trabalho contínuo para garantir que os clientes de mineração obtenham todos os benefícios, incluindo maior produtividade e melhor segurança, possibilitada pela digitalização e automação.”

"A tecnologia celular e a introdução da rede 5G são essenciais para obter o máximo valor advindo da digitalização e da automatização para as indústrias inteligentes", comenta Åsa Tamsons, vice-presidente sênior e chefe de tecnologias e novos negócios da Ericsson.

“Isso abrirá novos modelos de negócios e ecossistemas em todo o setor de mineração, abrangendo provedores de serviços de telecomunicações”, diz Tamsons.

As principais vantagens das soluções LTE e 5G em comparação com outras soluções sem fio incluem melhor cobertura, maior confiabilidade e maior segurança, especialmente quando as máquinas estão na mesma área e compartilham informações.

Esta tecnologia, tanto para minas subterrâneas quanto para céu aberto, já foi validada nas máquinas da Epiroc na mina de testes da empresa em Kvarntorp, na Suécia. Mais testes serão feitos antes de fornecer as soluções aos clientes.