FECHAR
FECHAR
04 de abril de 2018
Voltar

Empresas

Epiroc apresenta sistema dinâmico para túneis

O DTP é um software que permite à plataforma de perfuração gerar planos de perfuração baseados em análise do projeto, diretamente no local
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Epiroc anuncia seu pacote de sistema dinâmico para túneis, (DTP – do inglês Dynamic Tunneling Pack).

De acordo com a empresa, o DTP é um software que permite à plataforma de perfuração gerar planos de perfuração baseados em análise do projeto, diretamente no local.

O operador fornece ao sistema o layout do túnel, seleciona os principais critérios e variáveis, e a plataforma gera seus próprios planos de perfuração.

“Em projetos de túneis, especialmente os grandes e em áreas urbanas, há diferenças na seção transversal que exigem constante reanálise dos planos de perfuração. Com o pacote dinâmico para túneis da Epiroc isto é feito automaticamente durante o próprio processo”, explica a empresa, que faz parte do Grupo Atlas Copco.

A forma convencional dos projetos de túneis importa os modelos 3D para um software usado para planejar os procedimentos com base em dados coletados pela plataforma de perfuração. É necessário fazer esta análise à parte da operação.

“Com a solução DTP da Epiroc você importa o modelo 3D, junto com um conjunto de variáveis diretamente para a plataforma de perfuração por conexão (USB) ou Wi-Fi”, complementa.

A plataforma fará os planos de perfuração baseada nas características do local e de acordo com o modelo do túnel também. Devido a isso, os planos de perfuração sempre serão precisamente implementados para a seção e o tamanho que devem ser escavados.

Segundo a empresa, isso permite uma perfuração mais precisa e produtiva. É possível fazer mudanças diretamente no equipamento adequando a posição da perfuração e uma série de outros parâmetros de modo automático.

O piloto deste projeto ocorreu em uma das maiores construções rodoviárias da Noruega, na região de Bodø, em uma estrada de 4 pistas e 3,5 km de comprimento, dos quais 2,8 km são de túneis duplos. Uma demanda de escavação de 500.000 metros cúbicos de rocha ao todo.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral