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DuPont Tyvek reforça busca por inovação

Marca com destaque para os nãotecidos aposta na criatividade de startups e microempresas para multiplicar aplicações do material, reconhecido mundialmente no mercado de proteção química de trabalhadores

Assessoria de Imprensa

19/02/2019 08h57 | Atualizada em 19/02/2019 12h23

Uma jaqueta infantil com estampas, cores e desenhos criados pela imaginação da criança. Essa foi a ideia campeã da terceira edição do Concurso Cultural Tyvek Builders, da DuPont Tyvek, que incentiva empreendedores a criar produtos inovadores com a marca líder em nãotecidos.

O projeto vencedor foi idealizado por quatro alunas do curso de Técnico em Vestuário do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

“É uma jaqueta inicialmente branca que pode ser customizada pela própria criança. O Tyvek permite receber tinta, canetinha, giz, lápis de cor. Depois, pode ser lavado para uma nova brincadeira. O limite é a imaginação”, afirma a estudante Erica Macedo Dionizio, 18 anos, integrante do grupo campeão.

A segunda colocação ficou com uma mochila regulável que, ao mesmo tempo em que é capaz de carregar grandes objetos, pode ser dobrada quando não está em uso. O terceiro lugar ficou uma jaqueta que vira saco de dormir.

Os três primeiros colocados foram premiados com 100 m, 70 m e 50 m de Tyvek, respectivamente, além de três sessões de mentoria oferecida pela iniciativa Empreendedores Compulsivos, parceira do desafio.

Os outros seis finalistas

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Uma jaqueta infantil com estampas, cores e desenhos criados pela imaginação da criança. Essa foi a ideia campeã da terceira edição do Concurso Cultural Tyvek Builders, da DuPont Tyvek, que incentiva empreendedores a criar produtos inovadores com a marca líder em nãotecidos.

O projeto vencedor foi idealizado por quatro alunas do curso de Técnico em Vestuário do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

“É uma jaqueta inicialmente branca que pode ser customizada pela própria criança. O Tyvek permite receber tinta, canetinha, giz, lápis de cor. Depois, pode ser lavado para uma nova brincadeira. O limite é a imaginação”, afirma a estudante Erica Macedo Dionizio, 18 anos, integrante do grupo campeão.

A segunda colocação ficou com uma mochila regulável que, ao mesmo tempo em que é capaz de carregar grandes objetos, pode ser dobrada quando não está em uso. O terceiro lugar ficou uma jaqueta que vira saco de dormir.

Os três primeiros colocados foram premiados com 100 m, 70 m e 50 m de Tyvek, respectivamente, além de três sessões de mentoria oferecida pela iniciativa Empreendedores Compulsivos, parceira do desafio.

Os outros seis finalistas receberão mentoria coletiva para dar sequência a seus projetos. Cada um dos nove finalistas ganhou, ainda, dois ingressos para a Campus Party Brasil 2019.

A cerimônia de premiação foi realizada em dezembro, em São Paulo. Durante o evento, os nove finalistas tiveram que vender suas ideias a uma banca com cinco especialistas da área, que decretaram os três vencedores.

No total, 71 projetos inscritos pelo site tyvek.builders. O concurso contou com uma série de etapas, incluindo um hackaton (maratona de inovação), em novembro, para dar vida a seus projetos, mostrando as infinitas possibilidades de aplicação do material.

“O Tyvek tem uma capacidade de se retrair que não encontrei em nenhum outro material. Além disso, é leve e impermeável, mais duas características essenciais que tornaram meu projeto possível”, diz a diretora de arte Mariana Cristal Hui, 33 anos, idealizadora da mochila regulável.

O protótipo, mais alongado que uma mochila comum, é capaz de se expandir para carregar objetos grandes, como skates e tapetes de ioga. Após o uso, o produto pode ser dobrado, ocupando espaço mínimo.

“O concurso foi muito produtivo porque nos deu a oportunidade de colocar a mão na massa, de materializar tudo o que pensamos e idealizamos”, afirma Alexandre Carneiro Sarayedine Testa, 22 anos, que faz parte do grupo de estudantes de arquitetura da FAAP que idealizaram a jaqueta que vira saco de dormir – que nasceu de um projeto social e, agora, pode atingir patamar comercial.

“Pretendemos investir mais tempo e energia para levar isso para a frente porque acreditamos no potencial do produto.”

“Nosso principal objetivo com o concurso é exatamente esse: ajudar esses empreendedores a colocar suas ideias não só no papel, como também no mercado”, diz Bruno Bezerra, Líder de Safety & Construction para a América Latina.

“Dessa forma, incentivamos a inovação dentro da economia criativa e a adoção do DuPont Tyvek, marca de nãotecidos, mundialmente reconhecida.”

Segundo a empresa, o Tyvek é um material leve, de longa vida útil, não rasga, é resistente à água, 100% reciclável e pode ser aplicado em substituição a papel ou tecido.

Essa combinação permite a suas aplicações durabilidade, resistência a condições climáticas extremas e facilidade de utilização. O material é reconhecido mundialmente no mercado na confecção de roupas de proteção química de trabalhadores.

“A DuPont passa por um movimento global em direção à transformação de práticas internas em busca de novas soluções. Se a inovação é essencial para alcançar esse objetivo, incentivar a mente criativa de empreendedores é o melhor caminho para a inovação”, afirma Bruno Bezerra, Líder de Safety & Construction para a América Latina.

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