FECHAR
25 de março de 2019
Voltar

EVENTOS

Complexo do Porto do Açu é destaque da Intermodal 2019

O Terminal Multicargas (T-MULT) em operação no Açu representa nova alternativa de escoamento para o país e oferece soluções integradas door-to-door
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Complexo do Porto do Açu, em operação desde 2014, foi um dos destaques da Intermodal South America 2019, que aconteceu de 19 a 21 de março, em São Paulo, considerada  o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

Durante o evento, os visitantes puderam conhecer detalhes do maior complexo portuário, industrial e energético do Brasil, localizado em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, RJ.

Administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria da Prumo Logística com o Porto de Antuérpia Internacional, o empreendimento conta com 13 empresas instaladas, que geram 6 mil empregos.

O principal destaque do estande foi o Terminal Multicargas (T-MULT), que registrou um crescimento de 96% no volume movimentado entre 2016 (quando começou a operar) e 2018. Com acesso as principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos e carga geral, o T-MULT já realiza operações integradas de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Além disso, o terminal oferece, desde 2017, soluções de Logística Integrada para granéis sólidos (Porto/Armazenagem/Transporte). Para se ter uma ideia, em 2018, o door-to-door foi responsável por 42% do volume movimentado pelo T-MULT.

Além das soluções door-to-door para importação e exportação, o terminal também realiza operações multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do porto. Além desse, estão sendo desenvolvidos mais três terminais integradores em Três Rios, Vitória e Região Metropolitana de BH.

Complexo do Porto do Açu

Em operação desde 2014, o Complexo do Porto do Açu tem grande vocação para o segmento de O&G devido à sua localização estratégica próximo às bacias de Campos e Espírito Santo e movimenta petróleo, minério de ferro, carvão, coque, bauxita, carga geral e de projetos, entre outros.

Com 130 km² de área, sendo 40 km² de reserva ambiental, o Complexo do Porto do Açu conta com as empresas: Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, BP Prumo, B-Port (empresa do Grupo Edison Chouest), InterMoor, NOV, TechnipFMC, Wartsila, Ferroport, Anglo American, Dome, GNA (Gás Natural Açu) e Estação Açu.

Além disso, o Complexo possui retroárea disponível para instalação de empresas de diversos segmentos.