P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Artigos
Voltar

Artigos

Com foco em pós-venda, MTPS é aberta em SP

Evento destaca estratégias inovadoras de atendimento e serviços desenvolvidas pelas principais empresas do setor nacional de equipamentos para construção

03/06/2014 14h56 | Atualizada em 05/06/2014 20h41

Foi inaugurada oficialmente no dia 3 no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo (SP), a M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, maior encontro do setor de pós-venda e serviços da América Latina promovido pela Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).

Na solenidade inaugural, que contou com a presença de personalidades do mundo político e econômico nacional, foram apresentadas as propostas que movem o encontro, como a difusão de informação, benchmarking e introdução de novas tecnologias. “Com o avanço da tecnologia embarcada, que torna-se cada vez mais sofisticada em relação a conceitos e controles, tornou-se imprescindível manter a condição operacional dos ativos no mais alto nível possível”, discursou Afonso Mamede, presidente da Sobratema. “Vivemos um revolução na gestão de frotas e nossa proposta é fazer deste evento a principal vitrine dessa mudança, reunindo o que há de melhor em nosso setor na atualidade na área de serviços e atendimento.”

Mamede também reforçou o compromisso da entidade para o avanço sustentável do setor da construção e o fortalecimento da engenharia nacional. “O setor da construção está subaproveitado, é preciso investir mais para superarmos o Custo Brasil, trocando o foco no consumo para investimentos na infraestrutura”, disse ele. “E essa visão não deve ser meramente de ocasião, mas sim uma estratégia de Estado.”

Coletiva – Antes da abertura, a Sobratema realizou uma coletiva para a imprensa especializada. Na ocasião, representantes da Associação discorreram sobre o momento atual do setor e a importância do evento, que fecha o ciclo de grandes feiras organizadas pela entidade. Além de Mamede, a mesa foi composta pelos vice-presidentes Mário Humberto Marques, Eurimilson Daniel e Juan Manuel Altstadt e o consultor Brian Nicholson.

O presidente enfatizou a disseminação de sistemas de gestão, eletrônica e capacitação de mão de obra, aspectos que vêm mudando o perfil do setor de maneira drástica e irreversível. “No mercado atual, produtividade e segurança são fatores absolutamente fundamentais, que fazem a diferença na operação”, disse Mamede. “E essa feira tem esse viés, pois vivemos um momento importante para as frotas, que estão crescendo e passam a operar em voo de cruzeiro.”

Nicholson destacou as previsões para o setor neste ano, ressaltando que a retração pode ser ainda maior do que o previsto, ficando em torno de 5% a 10% na Linha Amarela. “Com a diminuição das compras públicas de máquinas, que salvaram o setor no último ano, as expectativas estão voltadas para os investimentos públicos e privados em infraestrutura”, afirmou Nicholson. “Mas de fato há uma enorme incerteza do mercado e uma variação para cima [no volume de mercado] é difícil.”

Para Marques, o adiamento temporário dos investimentos lança o foco sobre a manutenção das frotas e, paralelamente, reforçam a locação. “Já vivemos isso antes, quando foi necessário racionalizar os custos e se optou por investir na gestão do parque de máquinas já disponível”, sublinhou. “Mas isso também temas causado um aumento da média de idade das frotas, o que não é bom, mas é condizente com a atividade menor que estamos vivendo.”

Dentre outros pontos, Daniel discorreu sobre a concorrência de produtos importados, fator que tem efeitos díspares no mercado brasileiro. “Não somos contra, pois é fundamental a inserção do país na cadeia global de investimentos”, enfatizou. “Por outro lado, isso pode levar a uma redução da capacidade da indústria brasileira.”

Por fim, Altstadt destacou a necessidade de treinamento e atendimento qualificado. “Quem é do setor sabe da importância da assistência técnica e da reposição de peças”, pontuou Altstadt. “E os fabricantes sabem que não é só vender, mas também dar suporte adequado e intermitente ao usuário.”

Expositores – Nesta edição, a MTPS reúne 239 expositores nacionais e internacionais, provenientes de 12 países e que representam 266 marcas do setor. Confira mais informações sobre a M&T Peças e Serviços no hot site do evento: www.mtps.org.br

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E