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CNH Industrial investe US$ 250 milhões para produzir caminhões pesados com emissão zero

Parceria exclusiva com a Nikola Corporation permitirá acelerar a transformação da indústria em direção à caminhões pesados com emissão zero na América do Norte e na Europa

Assessoria de Imprensa

17/09/2019 11h00 | Atualizada em 18/09/2019 21h21

A CNH Industrial anunciou, no último dia 3, uma parceria estratégica e exclusiva para caminhões pesados com a Nikola Corporation, empresa que tem sede em Phoenix, no Arizona, EUA.

O objetivo é acelerar a transformação da indústria em direção à neutralidade de emissão de caminhões pesados na América do Norte e Europa através da adoção da tecnologia de células de combustível.

Os caminhões pesados de emissão zero da Nikola, alimentados por células proprietárias de hidrogênio e tecnologia de bateria, serão os primeiros a serem produzidos.

O modelo de negócio disruptivo da empresa prevê uma taxa de aluguel "all-in", a primeira do setor, que inclui custos de veículo, serviço, manutenção e combustível, fornecendo segurança total a longo prazo do custo total de propriedade, igual ou abaixo dos custos do diesel.

A CNH Industrial assumirá uma participação estratégica de US$ 250 milhões na Nikola como principal investidora da “Sér

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A CNH Industrial anunciou, no último dia 3, uma parceria estratégica e exclusiva para caminhões pesados com a Nikola Corporation, empresa que tem sede em Phoenix, no Arizona, EUA.

O objetivo é acelerar a transformação da indústria em direção à neutralidade de emissão de caminhões pesados na América do Norte e Europa através da adoção da tecnologia de células de combustível.

Os caminhões pesados de emissão zero da Nikola, alimentados por células proprietárias de hidrogênio e tecnologia de bateria, serão os primeiros a serem produzidos.

O modelo de negócio disruptivo da empresa prevê uma taxa de aluguel "all-in", a primeira do setor, que inclui custos de veículo, serviço, manutenção e combustível, fornecendo segurança total a longo prazo do custo total de propriedade, igual ou abaixo dos custos do diesel.

A CNH Industrial assumirá uma participação estratégica de US$ 250 milhões na Nikola como principal investidora da “Série D”, compreendendo US$ 100 milhões em dinheiro e US$ 150 milhões em serviços, como desenvolvimento de produtos, engenharia de fabricação e assistência técnica, além do fornecimento de certos componentes-chave para acelerar o cronograma de produção dos caminhões Nikola TWO e TRE.

A avaliação foi fixada em US$ 3 bilhões. Nikola prevê levantar mais de US$ 1 bilhão na “rodada D”, concedendo aproximadamente 25% de propriedade a novos investidores e parceiros de negócios, incluindo a CNH Industrial.

Iveco e FPT Industrial, marcas de veículos comerciais e de powertrain da CNH Industrial, respectivamente, ajudarão com suas expertises de engenharia e manufatura para industrializar os caminhões elétricos de célula de combustível e bateria da Nikola.

Os seguintes veículos se beneficiarão dessa parceria: Nikola ONE e Nikola TWO, para o mercado da América do Norte; e o Nikola TRE, para a Europa.

A Nikola contribuirá com tecnologias para uma joint venture europeia com a CNH Industrial, que incluirá as expertises da empresa em células de combustível, eixos eletrônicos, inversores, suspensão independente, armazenamento a bordo de hidrogênio a bordo, funcionalidade de atualização de software no ar, infotainment, controles do veículo, protocolos de comunicação veículo-estação, acesso a uma rede de abastecimento de hidrogênio, entre outras.

A tecnologia de células de combustível é o próximo passo lógico para os motores movidos a gás natural liquefeito (GNL), à medida que se baseia nas redes de reabastecimento existentes, permitindo a produção local de hidrogênio.

Segundo o Grupo, a FPT Industrial está na vanguarda de soluções alternativas de propulsão há mais de duas décadas, tendo produzido mais de 50.000 motores movidos a gás natural até o momento. A Iveco tem destaque na Europa em veículos a gás natural, com cerca de 28.000 de seus caminhões e ônibus movidos a motores da FPT Industrial.

“A FPT Industrial e a Iveco têm sido fundamentais no desenvolvimento e expansão da rede de reabastecimento de gás natural da Europa, além de introduzir com sucesso a nova tecnologia de powertrain. Seguindo um caminho semelhante, a Nikola está trabalhando ativamente com parceiros para desenvolver a infraestrutura necessária de reabastecimento de hidrogênio na América do Norte e na Europa”, comenta disse Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial.

Os marcos estratégicos de curto prazo do projeto incluem a industrialização do caminhão movido a célula de combustível Nikola TWO (Classe 8) para o mercado norte-americano, bem como a integração da tecnologia Iveco S-Way ao modelo Nikola TRE movido a bateria e elétrico para os mercados norte-americano e europeu.

A longo prazo, uma joint venture europeia cobrirá veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos a célula a combustível (FCEV) lançados no quarto trimestre de 2022. Nikola planeja alavancar os canais de vendas, serviços e garantia da Iveco na Europa para acelerar o acesso ao mercado europeu.

“O foco crescente no reconhecimento de que é necessário haver reduções fundamentais nas emissões automotivas está levando nossa indústria a buscar rapidamente soluções tecnológicas avançadas”, disse Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial.

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