FECHAR
FECHAR
03 de outubro de 2018
Voltar

Empresas

Caterpillar adquire negócio de motores no Japão

Focando em negócios com grande potencial de crescimento, a fabricante comprou a linha de motores industriais da japonesa IHI por 88 milhões de dólares
Fonte: Nikkei Asian Review

Em uma transação estimada em 88 milhões de dólares, a fabricante japonesa de maquinário pesado irá desfazer-se das operações de motores a diesel da subsidiária IHI Agri-Tech, sediada na ilha de Hokkaido.

O acordo – que deve ser finalizado até o final de dezembro – inclui direitos de propriedade intelectual ligados ao segmento e ainda a permissão de vender motores no Japão. A IHI também repassou as ações de joint ventures estabelecidas com a Caterpillar nos EUA, Reino Unido e China.

Segundo comunicado, a maior parte das centenas de trabalhadores da operação-chave em Nagano será transferida para outras unidades do grupo, como as de motores de aeronaves e de turbo automotivos. Além disso, uma parte da força de trabalho será repassada à Caterpillar.

Com a negociação, a Caterpillar busca aumentar a produção própria de motores para equipamentos de construção, respondendo mais rápido aos ciclos de crescimento da demanda no mercado global.

Os motores a diesel desenvolvidos pela IHI Agri-Tech são fornecidos para fabricantes de máquinas de construção e agrícolas, tanto na Ásia como no exterior. O negócio gera entre 15 e 20 bilhões de yen, ou mais da metade das vendas da companhia.

Altamente vulnerável aos ciclos econômicos, a demanda dessas aplicações também é impactada pelas regulações cada vez mais rígidas de emissões em muitos governos, o que eleva os custos do negócio.

Com a venda, a IHI busca fortalecer seu foco no setor aeroespacial. “Conforme a tecnologia avança, os custos de desenvolvimento também vêm crescendo no segmento de motores para aeronaves, mas este negócio vem tendo bom desempenho e demonstra grande potencial de crescimento futuro”, descreve a empresa.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral