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Caminhões pesados elétricos da Volvo começam a operar no Brasil, em regime experimental

Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias

Assessoria de Imprensa

10/04/2024 16h33 | Atualizada em 15/04/2024 13h35

Em andamento a um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada, o Ministério dos Transportes oficializou em cerimônia em Brasília no dia 9 de abril, a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no país.

Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.

“Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Na solenidade na capital federal estiveram presentes Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vin&iacut

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Em andamento a um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada, o Ministério dos Transportes oficializou em cerimônia em Brasília no dia 9 de abril, a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no país.

Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.

“Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Na solenidade na capital federal estiveram presentes Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vinícius Reiter Pilz, presidente da ReiterLog; Paulo Carvalho, presidente da Ritmo Logística, entre outros convidados e autoridades. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil.

Estudo aponta benefícios – Os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO2, dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras. O estudo, inédito no país, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS),

O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e muito conforto para o motorista.

A Volvo está comprometida globalmente com a descarbonização no transporte comercial. A meta da marca é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus caminhões até o fim desta década e chegar a zero emissões em 2040. Para isso, oferta caminhões elétricos na Europa desde 2019 e gradualmente está expandindo as entregas de veículos com essa tecnologia para diversos países, chegando agora ao Brasil.

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