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Caminhão Volkswagen Meteor chega a 10 mil unidades produzidas no Brasil

Recentemente, a gama de caminhões pesados Meteor recebeu atualizações no motor para cumprir os novos limites de emissões do Proconve P8, equivalentes ao Euro 6

O Estado de S.Paulo

29/05/2023 10h52 | Atualizada em 29/05/2023 14h02

A família Meteor, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, registrou um marco importante. Desde o seu lançamento em 2021 até agora já foram produzidas 10 mil unidades do caminhão no mercado brasileiro.

Recentemente, a gama de caminhões pesados Meteor recebeu atualizações no motor para cumprir os novos limites de emissões do Proconve P8, equivalentes ao Euro 6. Dessa forma, os modelos Meteor 28.480 e 29.530 substituem o 28.460 e o 29.520 (Euro 5).

Com as mudanças, os caminhões da linha ficaram mais fortes. Assim, desenvolvem 480 cv de potência e 245 mkgf de torque, e 530 cv com 265 mkgf de torque. O motor é o MAN D26 de 13 litros e seis-cilindros em linha, que para atender às normas de emissão, usam SCR e EGR. Assim como os filtros DPF e antioxidante DOC.

Além disso, o motor trabalha com o câmbio automatizado V-Tronic ZF Traxon de 12 ou 16 marchas. Essa caixa conta com recursos como Predictive Shifting, um software que mapeia a rodovia por GPS. O sistema faz a leitura da topografia e "reconhece" a rodovia à frente com 2 km de antecedência.

Da mesma forma, os caminhões ganharam novo acabam

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A família Meteor, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, registrou um marco importante. Desde o seu lançamento em 2021 até agora já foram produzidas 10 mil unidades do caminhão no mercado brasileiro.

Recentemente, a gama de caminhões pesados Meteor recebeu atualizações no motor para cumprir os novos limites de emissões do Proconve P8, equivalentes ao Euro 6. Dessa forma, os modelos Meteor 28.480 e 29.530 substituem o 28.460 e o 29.520 (Euro 5).

Com as mudanças, os caminhões da linha ficaram mais fortes. Assim, desenvolvem 480 cv de potência e 245 mkgf de torque, e 530 cv com 265 mkgf de torque. O motor é o MAN D26 de 13 litros e seis-cilindros em linha, que para atender às normas de emissão, usam SCR e EGR. Assim como os filtros DPF e antioxidante DOC.

Além disso, o motor trabalha com o câmbio automatizado V-Tronic ZF Traxon de 12 ou 16 marchas. Essa caixa conta com recursos como Predictive Shifting, um software que mapeia a rodovia por GPS. O sistema faz a leitura da topografia e "reconhece" a rodovia à frente com 2 km de antecedência.

Da mesma forma, os caminhões ganharam novo acabamento. Entre eles, painel digital com tela de 10 polegadas totalmente personalizável. Além disso, há sistema multimídia e volante multifuncional. Assim como segunda cama, climatizador e geladeira.

Por esse conforto a bordo, os maiores caminhões da Volkswagen operam no transporte de longas distâncias. Assim como atividades dentro do agronegócio e da mineração.

"A confiança e robustez do VW Meteor vêm sendo demonstradas no sucesso de vendas no mercado. É um orgulho saber que, em menos de três anos, o caminhão já se configura entre os mais vendidos da categoria", diz o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.

Exportação – Recentemente, a VWCO deu início à exportação do Meteor para a Argentina. A Luxcam, concessionária da marca, entregou o primeiro modelo para o Grupo Raptor. O trajeto dos veículos exportados será entre as cidades de Salta e Jujuy, no oeste daquele país.

Os caminhões vão rodar em altitude que pode chegar a 4 mil metros acima do nível do mar. E, assim, transportar alimentos e mercadorias aos acampamentos mineiros da região.

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