Sustentabilidade
Autodata
17/07/2012 09h16 | Atualizada em 18/07/2012 11h09
A ANP (Agência Nacional de Petróleo) apertou o cerco para fiscalizar eventuais irregularidades na distribuição e comercialização do diesel S-50, único que pode ser utilizado nos motores adequados às normas Proconve 7, equivalentes ao Euro 5.
A agência determinou que o diesel S-500 ganhe corante vermelho e o S-1800 volte a ter sua cor natural, que varia do amarelo ao marrom alaranjado, dependendo da adição de biodiesel. O S-50 tem tom mais suave, de incolor a levemente amarelado.
De acordo com a agência, desde o começo do ano foram lavrados 79 autos de infração para 76 postos. A principal irregularidade constatada foi a ausência de diesel S-50 nos tanques de armazenamento estabelecidos para tal, de oferta obrigatória em alguns postos, e o uso de combustível com teor maior de enxofre em tanques não compatíveis – como diesel S-500 adicionado a tanques de S-50 para evitar multa por falta do novo combustível.
A adoção dos corantes, explica a ANP, "visa a evitar que o óleo diesel S-500 possa ser desviado para venda como óleo diesel S-50 ou S-10, que possuíam coloração semelhante". O uso de combustível inadequado, ressalta a agência, pode provocar danos nos motores dos caminhões e ônibus com tecnolo
...A ANP (Agência Nacional de Petróleo) apertou o cerco para fiscalizar eventuais irregularidades na distribuição e comercialização do diesel S-50, único que pode ser utilizado nos motores adequados às normas Proconve 7, equivalentes ao Euro 5.
A agência determinou que o diesel S-500 ganhe corante vermelho e o S-1800 volte a ter sua cor natural, que varia do amarelo ao marrom alaranjado, dependendo da adição de biodiesel. O S-50 tem tom mais suave, de incolor a levemente amarelado.
De acordo com a agência, desde o começo do ano foram lavrados 79 autos de infração para 76 postos. A principal irregularidade constatada foi a ausência de diesel S-50 nos tanques de armazenamento estabelecidos para tal, de oferta obrigatória em alguns postos, e o uso de combustível com teor maior de enxofre em tanques não compatíveis – como diesel S-500 adicionado a tanques de S-50 para evitar multa por falta do novo combustível.
A adoção dos corantes, explica a ANP, "visa a evitar que o óleo diesel S-500 possa ser desviado para venda como óleo diesel S-50 ou S-10, que possuíam coloração semelhante". O uso de combustível inadequado, ressalta a agência, pode provocar danos nos motores dos caminhões e ônibus com tecnologia Euro 5. Segundo a ANP, atualmente cinco mil postos de combustíveis por todo o país oferecem o diesel S-50.
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