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A força da mulher na construção e no agronegócio

Com profissionalismo e coragem, o público feminino tem ganhado espaço como líderes em áreas ainda ditas como masculinas

Assessoria de Imprensa

09/03/2023 08h30 | Atualizada em 13/03/2023 11h43

O mês de março, também conhecido como mês das mulheres, celebra e reconhece toda a luta feminina pela igualdade de direitos e pela liberdade de expressão.

A inserção no mercado de trabalho foi uma grande conquista para as mulheres, que a cada dia superam desafios no ambiente corporativo. E em duas áreas tradicionalmente dominadas pela presença masculina, a da construção civil e do agronegócio, o público feminino tem ganhado relevância e ocupado grandes cargos.

De acordo com dados divulgados em 2020 pelo Ministério do Trabalho, a participação de mulheres com carteira assinada na área de construção aumentou 5,5% em relação ao ano anterior. No setor do agronegócio, existem cerca de um milhão de mulheres que administram empreendimentos no campo, segundo dados do estudo de 2022 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Embrapa e o IBGE.

“A mulher apresenta um papel central de transformação no mercado, trazendo seu olhar criativo e inovador para o negócio. Mas, sabemos que alguns segmentos ainda são resiste

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O mês de março, também conhecido como mês das mulheres, celebra e reconhece toda a luta feminina pela igualdade de direitos e pela liberdade de expressão.

A inserção no mercado de trabalho foi uma grande conquista para as mulheres, que a cada dia superam desafios no ambiente corporativo. E em duas áreas tradicionalmente dominadas pela presença masculina, a da construção civil e do agronegócio, o público feminino tem ganhado relevância e ocupado grandes cargos.

De acordo com dados divulgados em 2020 pelo Ministério do Trabalho, a participação de mulheres com carteira assinada na área de construção aumentou 5,5% em relação ao ano anterior. No setor do agronegócio, existem cerca de um milhão de mulheres que administram empreendimentos no campo, segundo dados do estudo de 2022 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Embrapa e o IBGE.

“A mulher apresenta um papel central de transformação no mercado, trazendo seu olhar criativo e inovador para o negócio. Mas, sabemos que alguns segmentos ainda são resistentes quanto à participação feminina no mercado. Por isso, é essencial que as empresas proporcionem ambientes de trabalho que estimulem o desenvolvimento das mulheres”, afirma Marcela Fonseca, gerente de marketing estratégico da Inova John Deere.

A Inova é a primeira distribuidora da John Deere no Brasil para máquinas de construção e mineração. Além disso, a empresa se destaca no segmento do comércio de máquinas e, também, conta com 16 anos de experiência na venda de equipamentos para o setor agrícola. Como parte da sua missão, a organização investe fortemente para que mais mulheres ocupem cargos de liderança.

Atualmente a Inova conta com um time feminino formado por 122 mulheres, representando 29% do quadro de colaboradores. Nos cargos de liderança a empresa tem 15 mulheres ocupando cargos de gerência e gestão.

“Fazendo parte do sistema John Deere, a Inova tem como princípio oferecer para suas colaboradoras e clientes soluções que as fortalecem e que as coloquem como protagonistas de seus projetos e negócios”, afirma a empresa.

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