P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.198 - Fevereiro 2016
Voltar
Momento Expo

World of Concrete chega ao Brasil

Pela primeira vez no país, maior evento do concreto das Américas apresenta novos métodos construtivos e traz as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela cadeia produtiva do setor

Viabilizando uma nova ponte tecnológica entre o Brasil e os Estados Unidos, a aliança estratégica entre a Sobratema e a maior feira do concreto das Américas traz ao Brasil o World of Concrete Pavilion, um pavilhão inédito que apresentará as mais recentes novidades da cadeia produtiva do concreto durante a Construction Expo 2016 (Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura), que será promovida de 15 a 17 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista. “Compartilhamos a mesma visão sobre a importância das novas tecnologias, serviços e processos construtivos da área do concreto e da construção”, diz Rick Yelton, editor do World of Concrete (WOC). “Além disso, temos uma preocupação em estimular o aperfeiçoamento de quem atua no segmento”, acrescentou.

De acordo com Juan Manuel Altstadt, vice-presidente da Sobratema, a parceria coroa um relacionamento de longa data, uma vez que há mais de 10 anos a Associação organiza missões empresariais para levar profissionais da construção brasileira ao evento norte-americano, que é realizado anualmente em Las Vegas. “O WOC exerce um papel importante no desenvolvimento do mercado, pois fomenta a apresentação de tecnologia e inovação”, avalia.

Nessa linha, um dos principais objetivos do pavilhão é justamente contribuir para o avanço técnico do mercado brasileiro, como enfatiza Yelton. “Queremos levar o conhecimento e a tecnologia obtidos por nossos expositores, patrocinadores e entidades parceiras para além dos Estados Unidos”, diz. “Afinal, quanto mais compartilhamos ideias, maior é o retorno dos investimentos feitos na área de pesquisa e inovação.”

Por isso, o World of Concrete Pavilion será prioritariamente um local de compartilhamento de experiências e conhecimento, com oportunidades de negócios. “Será uma chance de ouro para que nossos parceiros adquiram conhecimento sobre a realidade brasileira e os desafios econômicos do setor da construção no país”, destaca Yelton. “Além disso, esperamos contribuir para que nossos parceiros alcancem novos mercados, apresentando suas inovações e estimulando a criação de novas ideias.”

Para Yelton, há um mercado potencial expressivo para as empresas que


Viabilizando uma nova ponte tecnológica entre o Brasil e os Estados Unidos, a aliança estratégica entre a Sobratema e a maior feira do concreto das Américas traz ao Brasil o World of Concrete Pavilion, um pavilhão inédito que apresentará as mais recentes novidades da cadeia produtiva do concreto durante a Construction Expo 2016 (Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura), que será promovida de 15 a 17 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista. “Compartilhamos a mesma visão sobre a importância das novas tecnologias, serviços e processos construtivos da área do concreto e da construção”, diz Rick Yelton, editor do World of Concrete (WOC). “Além disso, temos uma preocupação em estimular o aperfeiçoamento de quem atua no segmento”, acrescentou.

De acordo com Juan Manuel Altstadt, vice-presidente da Sobratema, a parceria coroa um relacionamento de longa data, uma vez que há mais de 10 anos a Associação organiza missões empresariais para levar profissionais da construção brasileira ao evento norte-americano, que é realizado anualmente em Las Vegas. “O WOC exerce um papel importante no desenvolvimento do mercado, pois fomenta a apresentação de tecnologia e inovação”, avalia.

Nessa linha, um dos principais objetivos do pavilhão é justamente contribuir para o avanço técnico do mercado brasileiro, como enfatiza Yelton. “Queremos levar o conhecimento e a tecnologia obtidos por nossos expositores, patrocinadores e entidades parceiras para além dos Estados Unidos”, diz. “Afinal, quanto mais compartilhamos ideias, maior é o retorno dos investimentos feitos na área de pesquisa e inovação.”

Por isso, o World of Concrete Pavilion será prioritariamente um local de compartilhamento de experiências e conhecimento, com oportunidades de negócios. “Será uma chance de ouro para que nossos parceiros adquiram conhecimento sobre a realidade brasileira e os desafios econômicos do setor da construção no país”, destaca Yelton. “Além disso, esperamos contribuir para que nossos parceiros alcancem novos mercados, apresentando suas inovações e estimulando a criação de novas ideias.”

Para Yelton, há um mercado potencial expressivo para as empresas que atuam na área do concreto, fazendo com que a inovação ocorra de forma muito rápida nesse setor. “É incrível como surgem soluções inovadoras que podem se tornar ferramentas importantes para melhoria e desenvolvimento dessa indústria”, comenta. “Por isso, acredito que teremos condições de trazer ao World of Concrete Pavilion algumas atualizações em relação ao BIM, ao uso mais eficiente de insumos, especialmente água, e ainda algumas ideias que possam ajudar as empresas brasileiras da área a se desenvolverem ainda mais.”

Aliás, um dos pontos altos do World of Concrete Pavilion será a realização de um ciclo de palestras integrado ao Construction Congresso, com a apresentação de cases e tecnologias aplicadas em importantes obras de infraestrutura e do setor imobiliário dos Estados Unidos, promovendo uma nova ponte de intercâmbio entre os profissionais brasileiros e estrangeiros.

POTÊNCIA

Para o diretor de Relações Institucionais da Sobratema, Carlos Alberto Laurito, a parceria cumpre outro papel importante no atual momento do setor da construção no Brasil. “Nosso objetivo é mostrar que o Brasil não vai parar nem recuar”, diz ele. “Nesse sentido, é preciso estar pronto para aproveitar as oportunidades que surgirão.”

Na mesma linha, Yelton destaca que recentemente os Estados Unidos passaram por um período de recessão econômica, mas que as empresas souberam valer-se da desaceleração para estudar e difundir melhor as inovações tecnológicas do setor. “Na retomada, o consumo do concreto é sempre um dos que saem na frente”, pontua. “E acelerar este cenário é um dos objetivos do World of Concrete Pavilion durante a Construction Expo 2016.”

Essa também é a opinião de Afonso Mamede, presidente da Sobratema, para quem a presença do World of Concrete Pavilion na feira pode representar um salto para a indústria brasileira, sobretudo no momento atual de dificuldades. “A feira reúne exemplos de projetos inovadores que estão em andamento em várias cidades e pode ajudar nesse trabalho de retomada, pois todos estão centrados no aumento da produtividade”, ressalta o dirigente.

Um aspecto importante da parceria é justamente a adequação do pavilhão ao tema da feira – Cidades em Movimento: Soluções Construtivas para os Municípios Brasileiros –, destacando como eficiência, produtividade e sustentabilidade podem contribuir para o avanço do setor. “Nossa feira também contará com Salões e Pavilhões Temáticos, que enfatizarão essas características”, conta Mamede, referindo-se a outras parcerias como “VivaCidade”, desenvolvido com o Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), “Salão da Sustentabilidade”, com a Inovatech Engenharia/Casa Aqua, “Pavilhão da Acessibilidade”, com a Abridef (Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência), “SmartCities – Internet das Coisas”, com o ITS (Instituto de Tecnologia de Software), “Futuro da Minha Cidade”, com a CBIC (Câmara Brasileira da Construção) e “Pavilhão da Construção Industrializada e Produtividade”, com diversas entidades do setor lideradas pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais da Construção).

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema