FECHAR
FECHAR
12 de julho de 2010
Voltar
Lançamento

Terex ingressa no segmento de compactos

Ao nomear a Tauron como sua distribuidora no estado do Paraná, a fabricante lança no mercado brasileiro sua linha de minicarregadeiras e miniescavadeiras

Uma parceria com a empresa Tauron, pertencente ao grupo de empreendimentos imobiliários Hafil, do Paraná, marcou a estreia da Terex Latin America no mercado brasileiro de equipamentos compactos para construção. A empresa paranaense investiu R$ 7 milhões na aquisição de 25 equipamentos da marca, entre minicarregadeiras e miniescavadeiras, que serão oferecidos para venda e locações.

Pelo acordo, a Tauron assume a distribuição dos equipamentos da Terex em seu estado, com o foco na crescente demanda por esse tipo de máquina. Ela apóia seus planos no aquecimento do mercado imobiliários, bem como nos investimentos em obras de infraestrutura, habitação popular e nos projetos para que País receba a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

André Freire, presidente da Terex Latin America, diz que os primeiros contatos com a Tauron iniciaram durante a M&T Expo 2009, com a visita de diretores da empresa ao seu estande. Ele aposta no sucesso da iniciativa ao apontar a experiência da empresa parceira, que atua há mais de três décadas no ramo de empreendimentos imobiliários. “Além disso, nos Estados Unidos e Europa, a venda de máquinas compactas já supera a dos equipamentos tradicionais.” Com o amadurecimento do mercado brasileiro, Freire acredita que o mesmo comportamento se repetirá no País, devido à flexibilidade dos equipamentos e ao seu baixo custo operacional.

Como os equipamentos são pequenos e fáceis de manobrar, eles possibilitam a execução de obras em canteiros com pouco espaço e com baixo impacto em ambientes urbanos. Juliano Felix, diretor da Tauron, ressalta ainda que as minicarregadeiras da Terex possuem esteiras no lugar de rodas, possibilitando sua locomoção em qualquer tipo de terreno e até mesmo em dias de chuva. “Trata-se de uma vantagem para construtoras e locadoras, que podem cumprir seu cronograma com ganhos de produtividade”, diz ele.

Características dos modelos
Como se deslocam sobre esteiras, os equipamentos também exercem menor pressão sobre o solo. Eles estão disponíveis em modelos de 1.500 kg a 4.600 kg de peso operacional, atendendo a uma necessidade de trabalho que vai de 726 kg de capacidade de carga, no menor modelo da linha, a 3.447 kg, no maior (veja quadro acima). Entre outras características, as minicarregadeiras apresentam alta velocidade de resposta aos comandos e contam com sistema de engate rápido para o acoplamento de diversos tipos de implementos, como caçamba, valetadeira, broca, garfo, vassoura e outros