FECHAR
08 de março de 2019
Voltar
Momento BW Expo

Tecnologias sustentáveis

Em novembro, 3º Biosphere World apresenta uma proposta inédita para disseminação de tecnologias direcionadas à sustentabilidade ambiental

Em janeiro, a Sobratema promoveu o lançamento da BW Expo e Summit 2019 – 3ª Biosphere World, que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro, no São Paulo Expo. Na ocasião, a Associação reuniu diversas entidades setoriais para divulgar o inédito formato do evento, que contará com exposição, Summit, visitas técnicas e ações especiais em várias localidades.

O caráter plurissetorial e descentralizado é um dos trunfos do evento, que também se propõe a estimular a adoção e a divulgação de cases de sucesso desenvolvidos no Brasil. A iniciativa é oportuna, em um momento no qual a sustentabilidade torna-se um dos principais indutores globais de competitividade e o desenvolvimento tecnológico tem permitido diminuir a pegada ecológica das atividades produtivas. “Estamos no limite da pressão ambiental sobre o planeta”, afirmou Vagner Barbosa, diretor da Agência Canteiro. “Em breve, agir de forma sustentável será pré-condição para que as empresas continuem atuando, uma exigência de seus stakeholders e também da sociedade.”

Segundo ele, muitas iniciativas já são adotadas por grandes empresas, mas ainda engatinham nas menores, que, todavia, vêm sendo igualmente pressionadas. “Há uma defasagem das médias e pequenas, que precisam conhecer essas tecnologias a fim de implantar soluções que atendam às suas demandas”, acrescentou.

Segundo José Danghesi, consultor da Sobratema, a BW 2019 será um espaço compartilhado, para que lideranças setoriais e empresas possam mostrar seus cases e iniciativas, além de exibir produtos e serviços. “A ideia da Sobratema é reunir diversos atores, utilizando sua experiência em captar informações a respeito da tecnologia e disseminar esse conhecimento”, comentou.

ESPAÇO

Em um espaço de 10 mil m², a feira permitirá ao visitante entrar em contato com propostas inovadoras. “Já na entrada haverá um túnel interativo em que o visitante pode conhecer os desafios para a sustentabilidade, apresentado nos vetores da água, energia, ar e resíduos, acompanhados das soluções tecnológicas mais avançadas para enfrentá-los”, disse Guilherme Ramos, diretor comercial da BW. “Em nossa praça dos elementos, os vetores poderão ser aprofundados em experiências 3D e com a utilização de recursos audiovisuais.”

A BW também contará com um espaço para que as empresas mostrem seus produtos, equipamentos e serviços. Outro ambiente abrigará debates e networking, permitindo aos especialistas e técnicos tratar dos assuntos mais relevantes para a evolução da sustentabilidade ambiental. Segundo Afonso Mamede, presidente da Sobratema, as atividades podem se expandir para fora do pavilhão de exposições. “Eventos de conteúdo, visitas a plantas industriais, usinas, laboratórios, construções e escritórios, além de atividades municipais como coleta e varrição, dentre outras, podem ocorrer em diferentes espaços e até mesmo em outras cidades, mas continuarão fazendo parte da BW 2019”, finalizou.