FECHAR
FECHAR
08 de abril de 2010
Voltar
Mineração / Tecnologias que otimizam o trabalho na mina

Segundo ele, o equipamento oferece uma luminosidade de 160 lumens por lâmpada, proporcionando boa iluminação em uma extensão de até 2.400 m. Entre outras características, a torre conta com um tanque para 200 l de óleo diesel, o que confere a ela uma autonomia de 70 h de trabalho ininterruptas. “Trata-se de um equipamento robusto, indicado para aplicação em mineradoras e demais operações de grande porte”, complementa Peter Breen, diretor de vendas internacionais da fabricante. Ele acrescenta que a torre opera em diversas mineradoras na América do Sul e já despertou o interesse de alguns players desse setor no Brasil.

Dotada de torre de 10 m de altura, a MS9K-10 realiza todos os movimentos por sistemas hidráulicos, desde o basculamento da torre até a movimentação das patolas de estabilização. O equipamento é distribuído no Brasil pela Renco. Além desse equipamento, a distribuidora destacou em seu estande a linha de caminhões articulados Doosan/Moxy, disponíveis em modelos com capacidade de carga entre 25 t e 45 t (veja na pág. 26).

www.renco.com.br

Pesos-pesados para elevadas produções
Conhecida por seus equipamentos de grande porte e elevada produção, a Bucyrus está reestruturando as operações no Brasil para se reposicionar diante do novo ciclo de investimentos em mineração no país. O destaque da empresa nessa área são as draglines, que figuram entre os maiores equipamentos de produção em minas a céu aberto no mundo, atingindo profundidades de escavação de 64,9 m, com caçamba de 100 m3 de capacidade. Segundo a fabricante, esses pesos-pesados alcançam uma vida útil de até 40 anos, proporcionando alta produtividade em operações que demanda elevada produção.

Durante a Exposibram 2009, a empresa também destacou suas escavadeiras elétricas para mineração, como os modelos da série 495, dotados de caçamba front shovel. A maior da linha, a 495 HR, conta com 1.365 t de peso operacional e tem capacidade para 120 t de carga, operando com caçamba de 30 a 61 m3 e atingindo uma altura de corte de 18,4 m. Além desses equipamentos, a Bucyrus produz uma ampla linha de perfuratrizes rotativas, para perfurações de 6 a 17,5 polegadas de diâmetro, e extensa família de máquinas para mineração subterrânea, como mineradoras contínuas, carregadeiras rebaixadas (LHDs), caminhões elétricos de baixo perfil e transportadores de correias, entre outros.