FECHAR
FECHAR
03 de maio de 2010
Voltar
Internacional

Show de tecnologia em Paris

Missão Técnica organizada pela Sobratema reúne 39 profissionais do setor para visita à Intermat, registrando até mesmo o fechamento de negócios durante o evento

Aqueles que demonstravam certo ceticismo diante da realização de uma feira de equipamentos para construção de grande porte em um cenário econômico instável certamente ficaram surpresos com os resultados da Intermat 2009, organizada em Paris, entre os dias 20 e 25 de abril. Reunindo 1.470 expositores, que ocuparam uma área de exibição de 10.000 m², o evento recebeu a visita de mais de 184 mil profissionais do setor, atraídos pelos lançamentos apresentados pela indústria.

Para proporcionar maior rentabilidade às construtoras e locadoras de equipamentos, os fabricantes não param de se superar no desenvolvimento de equipamentos mais eficientes e econômicos, que possibilitam ganhos de produtividade e redução de custos no canteiro de obras. Algumas dessas inovações tecnológicas estão listadas nessa reportagem e mereceram destaque no salão de equipamentos de Paris.

Na abertura do evento, o presidente da Federação Nacional de Engenharia Civil da França (FNTP), Patrick Bernasconi, apresentou um estudo identificando 10.000 projetos de engenharia previstos no país. Reunindo obras em execução ou que serão contratadas em breve, ele compilou um total de 50 milhões de euros em projetos. Pelas suas avaliações, a maior parte dos investimentos virá do governo, para obras de saneamento, rodovias, energia e planejamento urbano.

Independentemente das questões internas, entretanto, a Intermat se destaca pelo seu caráter global, já que figura como terceira maior feira de equipamentos para construção do planeta, com a forte presença de expositores e visitantes de várias partes do mundo. Nesse cenário, a Missão Técnica montada pela Sobratema revelou-se um sucesso, reunindo 39 profissionais do setor, com forte presença de locadores de equipamentos e construtoras de pequeno porte.

Segundo relatos de participantes, alguns integrantes da delegação brasileira chegaram a fechar negócios para a aquisição de equipamentos, além de estabelecer contatos para futuros contratos. A Sobratema também aproveitou o seu estande na Intermat para divulgar a M&T Expo 2009, com ênfase na atração de visitantes à feira brasileira, uma vez que ela já não dispõe de espaços de exposição para venda. Veja, a seguir, alguns lançamentos apresentados no salão de Paris.


GUINDASTE COMPACTO

A facilidade no transporte entre uma frente de trabalho e outra foi uma das principais preocupações da Liebherr no desenvolvimento do guindaste de esteiras LR1600/2, apresentada durante a Intermat. Dotado de lança treliçada, ele atinge uma capacidade de 600 t de carga a uma altura de 48 m e um raio de 10 m, mas seu alcance máximo pode chegar a 180 m, incluindo a lança principal de 96 m e jib de 84 m.