FECHAR
FECHAR
05 de abril de 2018
Voltar
Implementos

Recurso multifuncional

Uso de engate rápido imprime versatilidade aos equipamentos-portadores, mas seu uso ainda esbarra em questões culturais e de oferta para avançar ainda mais no Brasil
Por Joás Ferreira

Engate rápido facilita a vida do usuário ao diminuir o tempo de troca de acessórios e evitar erros na sua conexão

A busca por agilidade e eficiência nos trabalhos de campo levou ao desenvolvimento de sistemas de engates para implementos que simplificam, com qualidade, as tarefas do dia a dia. Denominadas engates rápidos (do inglês “quick couplers”, também conhecidos como “quick hitches”), essas soluções diversificam a atuação dos equipamentos pesados, tanto os de construção como os agrícolas. Só que ainda penam para se popularizar no Brasil.

De acordo com Juliano Perelli, especialista de marketing para tratores da New Holland Agriculture, cada vez mais o usuário busca agilidade em campo. Isso tem estimulado a demanda por soluções práticas e rápidas, principalmente nas tarefas de acoplar e desacoplar implementos, nas quais são essenciais. “Os engates rápidos são componentes que diminuem o tempo de troca de acessórios e, além disso, são seguros e passíveis de uso em vários segmentos”, diz ele.

Este é um primeiro ponto. Mas além da praticidade, o engate rápido também proporciona maior uniformidade nas operações hidráulicas. Detalhando a questão, o especialista de marketing de produto da Case IH, Lauro Rezende, cita que a principal vantagem do engate rápido é o fato de permitir que o operador desconecte todas as mangueiras do implemento de uma só vez, ganhando-se tempo na troca.

Na visão do executivo, esse tipo de engate facilita significativamente a vida do usuário, pois evita que tenha de descer do equipamento e conectar as mangueiras, uma a uma, identificando cada uma delas com sua respectiva conexão. A solução “plug and play” permite que se faça isso de uma só vez. “Essa condição também elimina a possibilidade de troca acidental de mangueiras, o que provoca uma perda de tempo muito grande na atividade”, destaca. “Com um único dispositivo, ele liga e desliga todas as mangueiras, sem quaisquer equívocos ou contratempos.”

PRATICIDADE

A diferença na praticidade é inquestionável. No caso do trator plataformado da Case IH, Rezende explica que o operador consegue alcançar a válvula da própria plataforma. Já no caso do cabinado, ele tem de descer e dar a volta no trator para então acionar uma alavanca, que desacopla todos os engates de uma só vez. Como reitera o especialista, o engate rápido pode ser utilizado com todos os tipos de implementos. “Não existe um engate para cada tipo de implemento”, frisa. “Além de ser bem simples, o sistema é único para todos [os modelos de implementos].”

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral